Motivação no Trabalho

  • Caso: José Duarte

    Durante este exercício você agirá como um gerente ou um chefe eficiente que vai avaliar e aconselhar um subordinado.

    O exercício está dividido em 10 módulos, abordando desde as etapas do planejamento, passando pela entrevista propriamente dita, até a fase do acompanhamento, após o aconselhamento.

    Dentro de cada módulo, há uma série de unidades de decisão.

    As decisões corretas permitirão a você um aumento no número de pontos. Decisões mal tomadas acarretarão penalidades.

    Da mesma forma que na vida real, as decisões acertadas possibilitarão evitar obstáculos desnecessários e aumentar suas oportunidades positivas.

    Antes de ler as instruções e começar o exercício, existem algumas regras gerais a serem levadas em consideração. Para motivar os subordinados visando a um melhor desempenho, deve-se estar atento a :

    * cada indivíduo tem suas próprias necessidades que devem ser satisfeitas, se se deseja que ele contribua com o melhor esforço;
    * as necessidades de um indivíduo podem variar em um período determinado de tempo (quando se satisfaz a uma necessidade, outra tende a aparecer);
    * um gerente ou chefe eficiente deve lutar para estabelecer um clima no qual se possa atender às necessidades do indivíduo, que pode apresentar um mínimo de dificuldades, mas essencialmente depende de: como o gerente ou chefe demonstra sua eficiência nas comunicações, relações interpessoais, etc., e, a natureza do trabalho que o subordinado está realizando, se rotineiro e monótono, se desafiador e gratificante.


    INSTRUÇÕES:

    Durante o exercício você vai conduzir uma entrevista de avaliação e aconselhamento com determinado subordinado:

    JOSÉ DUARTE:

    Antes de começar, você terá a possibilidade de conhecer seus antecedentes pessoais, seu histórico profissional, alguns comentários sobre registros e avaliações anteriores, e, também, algumas notas específicas. Depois de observar todas essas informações, você estará em condições de iniciar o exercício.

    MOTIVAÇÃO:
    Está dividido em 10 módulos cronológicos. Cada um deles estará cobrindo os aspectos da entrevista, desde o estabelecimento dos objetivos até o acompanhamento dos mesmos.
    Dentro de cada módulo existem 3 unidades de decisão. Cada unidade, por sua vez, contém 3 alternativas para que você selecione apenas uma. A sua decisão serão atribuídos pontos.

    REGRAS DO JOGO:

    01. O objetivo do exercício (além de aprender) é fazer a maior quantidade de pontos possível.

    02. Em cada unidade você se verá frente a 3 alternativas, sendo A, B e C. Escolha apenas uma que você acredite ser a melhor. Em seguida vá à folha de respostas para verificar como você se saiu.

    Nota: Recomendamos muito especialmente que, na folha de respostas, você leia todas as 3 alternativas correspondentes a unidade em pauta, pois a análise lhe dará muitas idéias úteis. Após verificar a sua decisão, leia as instruções subsequentes que deverão conduzi-lo ao próximo movimento.

    03. Em cada módulo, você deverá sempre começar com a Unidade 01. Se você tomar uma decisão acertada nessa Unidade, poderá aumentar sua contagem no placar, pulando a Unidade 02, indo diretamente à Unidade 03, na qual você estará qualificado para uma contagem em dobro. Em outras palavras, a decisão correta na Unidade 01 de cada módulo lhe permitirá passar sobre a Unidade 02 (um obstáculo com pequeno número de pontos) e posicioná-lo em uma unidade com maior número de pontos.

    04. As decisões corretas em cada uma das 3 unidades lhe permitirão ganhar:

    UNIDADE 01 è 2 PONTOS
    UNIDADE 02 è 1 PONTO
    UNIDADE 03 è 4 PONTOS (ou 8, se pular a Unidade 02).

    05. Se você errar na solução da Unidade 01, não receberá nenhum ponto. Seu próximo movimento será a Unidade 02, na qual poderá ganhar 1 ponto, e logo a Unidade 03, onde poderá ganhar 4 pontos se acertar a decisão.

    06. Para encher o placar, use a tabela de placar. Isso lhe auxiliará a manter a contagem dos pontos obtidos em cada módulo. Um resultado de mais de 70 pontos indica que você está fazendo bem as coisas neste aspecto de motivação. Abaixo de 70 pontos, significa que há a conveniência de melhorar alguma coisa nesse particular.

    07. Agora passe para o assunto seguinte e familiarize-se com a história e os antecedentes do funcionário JOSÉ DUARTE.

    INFORMAÇÃO SOBRE OS ANTECEDENTES DE JOSÉ DUARTE
    PESSOAL:

    *26 anos;

    *casado, 2 filhos;

    *2 anos de curso universitário;

    *4 anos na empresa (não há informação anterior);

    *serviço militar: 2 anos de atividades como oficial subalterno.


    REGISTRO DE SALÁRIOS - ANUAL:
    1º ano è R$ 66.000,00;
    2º ano è R$ 73.000,00;
    3º ano è R$ 80.000,00;
    4º ano è R$ 90.000,00 (recém terminado).

    REGISTRO DE SEU ARQUIVO DE PESSOAL:

    José Duarte foi promovido e transferido para o seu departamento há 1 ano.
    Eis aqui algumas notas existentes em seu arquivo de pessoal:

    1º Gerente:

    * José Duarte veio trabalhar conosco logo após haver terminado o serviço militar.
    * Preferiu vir trabalhar ao invés de continuar seus estudos (por motivos econômicos), mas planeja seguir estudando para obter sua formação em cursos noturnos.
    * Considero-o brilhante, desejoso por aprender.
    * Precisa amadurecer um pouco.
    * Seu recente casamento pode ajudá-lo nisto.
    * A respeito desse assunto, requer que periodicamente se reconheça o seu trabalho e os esforços que dedica ao mesmo.
    * Fica orgulhoso ao realizar um bom serviço.

    2º Gerente:

    * É dono de grande imaginação e trabalha bastante (normalmente faz bons julgamentos).
    * No entanto, José Duarte tende a aparentar teimosia.
    * É difícil faze-lo mudar quando se crê no caminho certo.
    * É regido na sua ótica dos problemas, prefere a sua maneira em lugar de seguir a direção de seu supervisor.
    * As vezes se prende a uma idéia própria além do razoável (raramente admite um erro).

    Apesar do supracitado, José Duarte continua fazendo, em geral, um bom trabalho. Recentemente desprezou uma promoção para outro departamento (que acarretaria um aumento salarial) porque achou que na nova função proposta não haveria desafio suficiente ou oportunidade de crescimento.

    Tenho a esperança de encontrar-lhe futuramente um lugar adequado, no qual ele sinta que suas habilitações estejam sendo melhor utilizadas.

    José Duarte não reage às criticas que são feitas pelos superiores ou mesmo companheiros. Freqüentemente se põe em posição de defesa. Ocasionalmente se aborrece por pequenos problemas. Mas, apesar dessas minúcias de pouca relevância, volta, rapidamente, a comportar-se de forma adequada. É muito estimado, tem boa personalidade, transmite confiança.

    MEMORANDO À VOCÊ MESMO:

    Ontem José Duarte gastou 6 horas atacando incorretamente um problema, desprezando (ou interpretando mal) as minhas instruções.

    Trabalhou no delineamento de um projeto bastante complexo e detalhado. Seu método proposto era sólido, mas violava um procedimento reconhecido e não poderia terminar dentro do prazo estabelecido. José Duarte conhecia ambas as limitações antes de começar.

    Teve que usar outro dia inteiro para refaze-lo e atingir às nossas especificações.

    RESUMO DE SUA AVALIAÇÃO MAIS RECENTE
    PONTOS FORTES:

    *bom administrador, manobra bem com seus documentos de trabalho;

    *faz bons relatórios;

    *criativo;

    *muito rápido em atingir os objetivos;

    *tem auto-confiança;

    *normalmente usa bom discernimento em negócios.

    PODE MELHORAR:

    * necessita maior flexibilidade e adaptabilidade;
    * algumas vezes tem dificuldade em aceitar sugestões;
    * tem tendência a improvisar (se não estiver de acordo);
    * as vezes não ouve, ou se queixa de que não o ouço;
    * creio que com o tempo se tornará menos rígido e será capaz de aumentar sua visão à medida em que se desenvolve.

    AUTO-DESENVOLVIMENTO:

    *continuando seus estudos universitários;

    *concluiu um curso para aprender a falar em público;

    *participou de 2 cursos organizados pela empresa;

    *mostra interesse pelo desenvolvimento futuro.

    POTENCIAL:

    *excelente;

    *deseja responsabilidades;

    *toma iniciativas;

    *muito brilhante, aprende com facilidade;

    *dá-se bem com todos;

    *creio que tem potencial para supervisão;

    *vou recomendá-lo para uma promoção no momento adequado.

    REAÇÃO À AVALIAÇÃO:

    *não observa o seu desempenho de maneira objetiva;

    *responde muito bem quando lhe confirmo que seu desempenho global foi bom;

    *muito interessado nas áreas onde é forte;

    *escutou as sugestões construtivas mas não demonstrou grande entusiasmo;

    *discutimos suas dificuldades em obedecer instruções;

    *não creio que esteja convencido da realidade e grau deste ponto fraco.


    PARA COMEÇAR O EXERCÍCIO
    Agora que você está familiarizado com a informação anterior, poderá dar início ao exercício.
    Vá ao quadro 01 e comece com a Unidade 01 do Módulo 01.
    Boa sorte !!! ...

    QUADRO 01

    MÓDULO 01 UNIDADE 01 Antes de estabelecer seus objetivos e planos para a entrevista com José Duarte você deveria: a) Tomar exclusivamente incidentes ou exemplos recentes como base para a avaliação do desempenho atual de José Duarte (seu último problema esta semana, é um exemplo para se considerar). b) Fazer uma pesquisa e expandir essa revisão para cobrir todo o período desde a última entrevista de avaliação. c) Não fazer nada. Se você não está familiarizado com o trabalho de José Duarte, seus hábitos, seu desempenho, você não está cumprindo bem com o seu trabalho de supervisor. (VÁ AO QUADRO 02 E VERIFIQUE SUA RESPOSTA) UNIDADE 02 A prioridade número 1 em seu plano deveria ser: a) Uma revisão dos padrões de desempenho do trabalho de José Duarte. b) Uma revisão de sua descrição de cargo. c) Uma entrevista com o supervisor anterior de José Duarte. (VÁ AO QUADRO 03 E VERIFIQUE A SUA RESPOSTA) UNIDADE 03 Seu plano deveria cobrir a seleção de um lugar apropriado para fazer a entrevista. Qual seria o melhor local ? a) Sua sala. A hierarquia tem seus privilégios e não há necessidade de que você deprecie sua posição face a ocasião. b) O escritório de José Duarte ou seu lugar de trabalho. É sempre uma boa idéia estar com um subordinado em seu próprio meio. c) Um escritório neutro, uma sala de reuniões, ou um lugar fora das instalações da empresa. (VÁ AO QUADRO 04 E VERIFIQUE A SUA RESPOSTA)

    QUADRO 02

    MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) Muito Perigoso. Há uma tendência normal a se permitir que acontecimentos recentes obscurem outros resultados ou ações mais remotas. Você deveria levar em consideração às atividades do período completo desde a sua última avaliação. (Se você selecionou a alternativa "a" não tem nenhum ponto. Volte ao quadro 01 e vá para a unidade 02) J b) Esta é a melhor escolha. Pesquise algum trabalho adicional (é uma boa idéia manter-se um registro atualizado, notas sobre desempenhos bons ou maus) mas faça isto para o período completo da avaliação. (Se você escolheu a alternativa "b" ganhou 2 pontos e se qualifica para uma dupla contagem na unidade 03. Volte ao quadro 01 e vá à unidade 03). Obs.: não se esqueça de anotar seus pontos na última página (placar). L c) Isto é uma falácia. Não interessa quão familiarizado você está com um subordinado. Você deve sempre fazer algum tipo de verificação antes da entrevista. Melhor ainda, mantenha um registro contínuo para utilizar na entrevista. (Se você escolheu a alternativa "c" você não ganha qualquer ponto. Volte ao quadro 01 e leia a unidade 02)

    QUADRO 03

    MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 J a) O mais apropriado. Esta é a melhor forma para medir o desempenho e você deve estar intimamente familiarizado com a mesma. (Se você escolheu a alternativa "a" ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 01 e vá à unidade 03). K b) Uma descrição do cargo ajuda, mas não é tão específica (ou tão útil) como os padrões de desempenho. (Se você escolheu a alternativa "b" não tem nenhum ponto. Volte ao quadro 01 e vá para a unidade 03) L c) Mau movimento. Isto poderia agregar um problema em sua entrevista com José Duarte. Além disso, a avaliação é de sua inteira responsabilidade, com base em suas informações e observações. (Se você escolheu a alternativa "c" não ganha qualquer ponto. Volte ao quadro 01 e vá à unidade 03)

    QUADRO 04

    MÓDULO 01 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 L a) Sua sala pode inibir José Duarte. Provavelmente não contribuiria para melhorar a entrevista. (Se você escolheu a alternativa "a" não tem ponto algum. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02) K b) Este é um passo na direção adequada, mas isto não é tão bom quanto "c" abaixo. (Se você escolheu a alternativa "b" não ganhou ponto. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02) J c) Um ponto neutro é o melhor para uma entrevista tranqüila. Em qualquer caso é essencial proporcionar um ambiente privativo, sem telefone e sem interrupções. Isto provavelmente contribuiria para melhorar a entrevista. (Se você escolheu a alternativa "c" ganhou 4 pontos. 8 pontos se pulou a unidade 02. Vá ao quadro 05 e comece com o módulo 02)

    QUADRO 05

    MÓDULO 02 UNIDADE 01 Seu principal objetivo para esta entrevista de avaliação e aconselhamento com José Duarte deveria ser: a) Fazer-lhe saber como e onde está. b) Melhorar seu desempenho. c) Pedir-lhe idéias e pontos de vista que melhorem suas relações. (Vá ao quadro 06 e verifique sua resposta) UNIDADE 02 Para preparar-se para sua entrevista com José Duarte você deveria: a) Planejar para cobrir todos os pontos fracos e fortes de José Duarte, discutindo cada item, em detalhe, para dar-lhe uma imagem compreensiva. b) Preocupar-se com as áreas fracas para que você possa ajudá-lo a aprimorar-se. As coisas fortes se cuidam por si mesmas. c) Planejar para discutir somente seus pontos chave tanto fortes quanto fracos. (Vá ao quadro 07 e verifique sua resposta) UNIDADE 03 O ponto principal da entrevista deve ser: a) O enfoque rígido de José Duarte aos problemas e designações (suas falhas em ouvir ou atentar para um conselho, fazer as coisas como ele quer, etc.). b) Seu progresso futuro, como se poderá preparar para uma promoção. c) O trabalho de José Duarte, como pode melhorar, como ele poderia ser mais eficiente. (Vá ao quadro 08 e verifique sua resposta)

    QUADRO 06

    MÓDULO 02 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 K a) A maioria das pessoas gosta de saber onde está, como está fazendo as coisas, etc. Neste caso, no entanto, isto deveria ser um objetivo secundário. (Se você escolheu a alternativa "a" não ganhou ponto. Volte ao quadro 05 e vá para a unidade 02) J b) Este deveria ser o seu principal objetivo para esta sessão, porque José Duarte tem um problema crescente que requer correção. As alternativas "a" e "c" são, certamente, bons objetivos, porém secundários, sendo melhor deixá-los para outro momento. (Se você escolheu a alternativa "b" já ganhou 2 pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 05 e responda a unidade 03) L c) Uma entrevista de avaliação e aconselhamento é fundamental como plataforma para exercícios de "feed-back", mas não é absolutamente o objetivo chave desta sessão. (Se você escolheu a alternativa "c" não recebe ponto. Volte ao quadro 05 e vá à unidade 02)

    QUADRO 07

    MÓDULO 02 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 K a) Você muito ambicioso se pretende cobrir todos os pontos do desempenho de José Duarte. Ele lucrará mais se você enfocar apenas os pontos essenciais. (Se você escolheu a alternativa "a" não faz ponto. Volte ao quadro 05 e responda à unidade 03) L b) Lance errado. Uma parte importante de sua avaliação é reforçar as coisas que José Duarte sabe fazer bem. (Se você escolheu a alternativa "b" não aumenta a contagem. Volte ao quadro 05 para responder a unidade 03) J c) Esta é a resposta correta. Será melhor que você enfatize poucos aspectos importantes de seu desempenho. Se é muito abrangente, por certo vai se tornar aborrecido. Melhor rever poucos temas em profundidade do que se envolver em muitos. (Se você escolheu a alternativa "c" ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 05 - unidade 03)

    QUADRO 08

    MÓDULO II - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 K a) Isto não é justo. É fácil apontar as faltas pessoais, e admitamos que essa que ele possui seja uma delas, mas você deveria focalizar o desempenho global no trabalho. Se as características individuais provarem ter influência na diminuição de seu grau de produtividade, você deverá discuti-las, mas apenas em termos de como elas afetam o seu desempenho. (Se você escolheu a alternativa "a" não recebe ponto. Vá ao quadro 09 e inicie o módulo 03) L b) É perigoso. Você poderia pensar em termos de desenvolvimento futuro, por exemplo, mas sua maior dedicação deveria concentrar-se no desempenho de José Duarte em seu trabalho atual. (Se você escolheu a alternativa "b" não ganha ponto. Vá ao quadro 09 e comece o módulo 03) J c) O desempenho no trabalho é a chave e você não deveria perdê-lo de vista. (Se você escolheu a alternativa "c" conte 4 pontos. 8 se pulou a unidade 02. Comece o módulo 03 que está no quadro 09)

    QUADRO 09

    MÓDULO 03 UNIDADE 01 Agora que seu plano está pronto, pode iniciar a entrevista com José Duarte. Qual das seguintes coisas seria melhor para começar ? a) Buscar algo que ele faça bem e cumprimentá-lo por isso. Isto será um apelo para o seu ego, dar-lhe-á reconhecimento e o fará colocar-se em uma postura receptiva. b) Explicar-lhe que o propósito dessa entrevista é melhorar sua eficiência no trabalho. c) Bater um papo. Isto lhe permitirá ventilar suas queixas e frustrações e ajudar-lhe-á a soltar-se um pouco. (Vá ao quadro 10 e verifique sua resposta) UNIDADE 02 José Duarte inesperadamente levanta uma questão sobre aumento salarial. Você vai poder lidar melhor com a situação se: a) Utilizar-se do salário como elemento motivador. Explicará a ele que iria propor um aumento salarial se ele melhorasse o desempenho em determinadas áreas. b) Procura evitar o assunto salário. Explica-lhe que o propósito dessa reunião é discutir o seu desempenho e, tendo em vista que a remuneração está relacionada com o mesmo, seria melhor deixar a conversa para outra ocasião. c) Diz-lhe que ele está progredindo (o que é verdade) e que tal tema será discutido ao final da entrevista de avaliação. (Vá ao quadro 11 e verifique sua resposta) UNIDADE 03 Você pode ampliar o propósito desta entrevista quando: a) Esclarecer bem a José Duarte que você está ansioso para ajudá-lo a melhorar, mas enfatizando que esse desenvolvimento é auto desenvolvimento. b) Informar-lhe de que você conduzirá a maior parte da conversa comparando seu desempenho contra os padrões aceitos e dando-lhe aconselhamento sobre como melhorar. c) Avisá-lo de que sua avaliação e as observações após a entrevista vão fazer parte de seu registro permanente. (Vá ao quadro 12 e verifique sua resposta)

    QUADRO 10

    MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 K a) Este é um enfoque questionável, algo arriscado e um tanto manipulável. A não ser que você diga algo merecido, específico e sincero, ele não aceitará. Além do mais, se José Duarte merecia esse tipo de agrado, porque apenas agora você aborda o assunto ? (Se você escolheu a alternativa "a" não aumenta sua contagem. Volte ao quadro 09 e vá à unidade 02) J b) Este intróito tem sentido porque é verdadeiro e o que é mais importante, tende a motivá-lo no sentido de demonstrar que é ele quem ganhará com a entrevista. (Se você escolheu a alternativa "b" ganha 2 pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 09 para reponde-la) L c) Este não é o momento para uma rápida conversa de queixumes. É melhor buscar outra forma de amolecer José Duarte, se é que isto é realmente necessário. (Se você escolheu a alternativa "c" não ganha ponto. Vá para a unidade 02, no quadro 09)

    QUADRO 11

    MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 L a) Você está com problemas. Esta é uma maneira obsoleta para motivar pessoas e é uma ocasião inadequada para discutir-se o assunto. (Se você escolheu essa alternativa não tem qualquer ponto e volte ao quadro 09 para a unidade 03) J b) A maioria dos entendidos diz que a remuneração e o desempenho estão relacionados. Também estão de acordo em que essas duas coisas não se devem misturar durante a entrevista de avaliação. (Se você escolheu a alternativa "b" ganhou 1 ponto e deve voltar ao quadro 09 para responder a unidade 03) K c) Se José Duarte (ou qualquer subordinado) sabe que se vai discutir sobre seu salário, isso irá influenciar suas reações e forma de se apresentar, a fim de conseguir aumento maior. (Se você escolheu a alternativa "c", não recebe nenhum ponto. Volte ao quadro 09 para a unidade 03)

    QUADRO 12

    MÓDULO 03 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 J a) Inteiramente certo. Você está aí para ajudar, mas José Duarte deve reconhecer que qualquer avanço em sua educação só ocorre em função de seus próprios esforços. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se você pulou a unidade 02. Vá ao quadro 13 e comece o módulo 04) L b) Avaliar e aconselhar é muito importante, mas tenhamos a esperança de que você não tem a intenção de ser o único a falar. (se escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto. Vá ao quadro 13 para iniciar o módulo 04) K c) Este comentário pode ser verdadeiro, mas realmente não amplia o propósito de sua entrevista. (Se você escolheu essa alternativa não recebe nenhum ponto. Vá ao quadro 13 para começar o módulo 04)

    QUADRO 13

    MÓDULO 04 UNIDADE 01 Suponhamos que você já discutiu com José Duarte sobre assuntos "quentes" apontando onde excedeu os padrões de desempenho e assegurando-lhe que, de uma forma global, está fazendo bem as coisas. Agora você quer tocar em sua área mais frágil, sua inconsistência em terminar os trabalhos designados. A melhor maneira de abordar o tema é: a) Procurar o erro maior que tenha cometido e discutir sobre ele. b) Perguntar-lhe qual ele acredita ser o seu ponto mais fraco, e permitir-lhe que ele próprio faça a análise do mesmo. c) Posicioná-lo, mostrando onde seu desempenho se desvia dos padrões. (Vá ao quadro 14 e verifique sua resposta) UNIDADE 02 Durante sua conversa, José Duarte contesta seu sistema de informação. Sente que ele despende muito tempo escrevendo informações e indica a você a aspiração por maior liberdade. Você deveria: a) Apoiar sua reivindicação. É uma boa forma para enriquecer seu trabalho e dar-lhe uma motivação contínua. b) Contornar o problema. Perguntar-lhe o que faria se estivesse em seu lugar, confrontando-se com este problema. c) Usar essa abertura para mostrar-lhe porque são necessários os controles para supervisão e apontar-lhe a importância dos mesmos dentro do seu caso específico. (Vá ao quadro 15 e verifique a sua resposta) UNIDADE 03 Enquanto você esteve se referindo aos pontos significativamente fracos de José Duarte, não se sentiu realmente seguro de que ele compreendia essa limitação. Você poderá reforçar esse entendimento ao: a) Apontar-lhe que este problema limitará suas oportunidades futuras. b) Escolher outro membro do grupo e utilizá-lo como um exemplo de como você gosta de que sejam atendidas as designações. c) Mostrar-lhe alguns exemplos que demonstrem exatamente onde deve melhorar. (Vá ao quadro 16 e verifique sua resposta)

    QUADRO 14

    MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) Para começar, isto é um pouco rude e poderia prejudicar a situação. Lembre-se de que o desempenho passado não pode ser alterado, mas pode servir como base para um comportamento futuro. (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 13 para responder a unidade 02) K b) Para muitos empregados isto poderia ser uma boa tática. Não para José Duarte, devido ao fato de ele não ser um bom auto-analista. De acordo com os seus registros: "Não pode ver seu desempenho objetivamente"; "Com freqüência se põe em posição de defesa". (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 13 - unidade 02) J c) No caso de José Duarte, seu melhor enfoque é o caminho direto. Use o padrão de desempenho como um modelo objetivo para ajudar a eliminar suas áreas fracas. (Se você escolheu a alternativa "c" acaba de ganhar 2 pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Vá ao quadro 13)

    QUADRO 15

    MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 K a) O conceito de enriquecimento do trabalho é muito louvável, mas não nesta ocasião. José Duarte ainda não está pronto para este tipo de enfoque. (Se você escolheu essa alternativa não recebe pontos. Volte ao quadro 13 para a unidade 03) L b) Uma tática pobre. Se você põe José Duarte em seu lugar, compromete sua posição e pode provocar uma discussão de duração infinita. (Se você escolheu essa alternativa não nenhum ponto. Volte ao quadro 13 para responder a unidade 03) J c) Esta é sua melhor opção. A inconsistência de José Duarte em seguir instruções e sua aspiração em adquirir maior liberdade interagem sem que ele perceba. Esta é uma boa oportunidade para expor os fatos. (Se você ficou com esta alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 13 para a unidade 03)

    QUADRO 16

    MÓDULO 04 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 K a) Esta tática é muito pesada e muito prematura. Se outros meios falharam, você poderia eventualmente ser forçado a utilizar recursos desse tipo de motivação "negativa". (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Vá ao quadro 17 para começar o módulo 05) L b) Tente outra vez. É péssima a prática de comparar um subordinado com outro. (Se você escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto. Vá ao quadro 17 e inicie o módulo 05) J c) Faça com que José Duarte veja realisticamente suas ações. Alguns exemplos típicos (casos nos quais fez algo de errado) vão dar-lhe um ponto de referência específico e convincente. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se pulou a unidade 02. Vá ao quadro 17 para começar o módulo 05)

    QUADRO 17

    MÓDULO 05 UNIDADE 01 Ao enfrentar-se um problema deste tipo, uma boa idéia é tratar de examinar as causas subjacentes tão profundamente quanto possível. Você pode fazer com que José Duarte examine seu comportamento se: a) Utiliza o enfoque indireto: você sente que suas reais habilidades e sua capacidade total não foram utilizadas devidamente. b) Pergunta diretamente: Qual o motivo que você atribui à causa desse problema ? c) Desafia seus motivos: "Você percebe, José Duarte, que está limitando seu progresso repelindo idéias, conselhos e ocasionalmente, instruções dadas a você ?" (Vá ao quadro 19 e verifique a sua resposta) UNIDADE 02 José Duarte procura minimizar o problema e trata de mudar de assunto. Você deveria: a) Utilizar os exemplos de trabalho abaixo do padrão (citados anteriormente) e deixar que José Duarte exponha seus pensamentos no que se relaciona aos resultados que consegue. b) Apontar-lhe avaliações anteriores para enfatizar a importância e consistência de suas faltas. c) Colocar-se em uma posição firme. Já se perdeu muito tempo e esforço suficientes de sua parte tratando do assunto com José Duarte. Este é o momento de se definir o problema enfaticamente, tal como você, o vê, quaisquer que sejam as conseqüências. (Vá ao quadro 20 e verifique a sua resposta) UNIDADE 03 Aqui neste ponto já deveria estar claro para você que as necessidades básicas de José Duarte, ou o que o motiva são: a) Dinheiro. Depois de tudo, ele é quem trouxe a questão de um aumento em breve (no módulo 02, unidade 02, talvez você tenha pulado este item). b) Auto-Realização. José Duarte quer uma boa aceitação para ter a oportunidade de auto-expressão, liberdade para a experimentação, desafio, etc. c) Ego. Status. O que realmente José Duarte necessita é reconhecimento e possibilidade de demonstrar sua competência. (Vá ao quadro 21 e verifique sua resposta)

    QUADRO 19

    MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 J a) José Duarte talvez não veja por si só o fato de que tem problemas, de forma que o enfoque indireto, levado com todo o tato até o cerne da questão, poderia dar resultados. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 2 pontos e se qualifica para a contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 17 e vá à melhor alternativa da unidade 03) K b) Se José Duarte entendeu o seu problema, ou suas causas, poderia ele mesmo desenvolver a resposta antes de agora, ou talvez houvesse se corrigido sem necessidade de conselhos. (Se você escolheu essa alternativa não recebe nenhum ponto. Volte ao quadro 17 para a unidade 02) L c) Pode reagir ao desafio e isto ajudá-lo-ia a reconhecer o problema, mas isso não lhe daria, nem a você nem a ele, a possibilidade de entender melhor a causa do problema. (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte ao quadro 17 e vá à unidade 02)

    QUADRO 20

    MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 J a) Boa tática. O exemplo não só suporta seu ponto, como também proporciona uma base para examinar as causas e razões, e possivelmente desenvolver algumas soluções. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 17 para responder a unidade 03) K b) Prenda-se aos eventos correntes e não confie na história. As avaliações passadas podem ser utilizadas como um guia mas existem 2 fatores que as fazem ferramentas muito fracas para este caso: 1. As pessoas mudam - José Duarte diz que ele mudou, e 2. Também ele pode sentir que os supervisores anteriores não o compreenderam e não o avaliaram adequadamente. (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte ao quadro 17 para responder a unidade 03) L c) Não o faça aqui. José Duarte tem uma série de artifícios para se defender quando se sente encurralado. Você pode agir assim, mas não estamos certos se isto dará muito resultado. (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Volte ao quadro 17 - unidade 03)

    QUADRO 21

    MÓDULO 05 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 L a) O salário não é o motivo número 1 para José Duarte. De acordo com o resumo de seus antecedentes ele desprezou um aumento substancial porque na posição proposta "não haveria desafio suficiente ou oportunidade de crescimento." (Se você escolheu essa alternativa não ganha qualquer ponto. Vá ao quadro 22 e comece o módulo 06) J b) Esta é a resposta certa, mesmo que não proporcione uma solução imediata, José Duarte procura um trabalho satisfatório, criativo e com autonomia (menos controle) onde ele possa experimentar e fazer as coisas a sua maneira. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos; 8 se você pulou a unidade 2. Vá ao quadro 22 para iniciar o módulo 06) K c) O ego e o status são geralmente importantes, mas não há nada nos antecedentes de José Duarte que indique que algum destes seja um fator chave neste momento. (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Vá ao quadro 22 e inicie o módulo 06)

    QUADRO 22

    MÓDULO 06 UNIDADE 01 Muito bem, você já convenceu José Duarte de que ele tem um problema. Como vai fazer agora para motivá-lo à mudança ? a) Dizer-lhe o que você faria e logo vender-lhe a idéia. b) Utilizar-se de um enfoque não-diretivo para ajudá-lo a desenvolver uma solução. c) Deixá-lo corrigir a falta por si próprio. Agora que ele sabe claramente acerca do problema, está mais apto para seguir sua própria decisão. (Vá ao quadro 24 e verifique sua resposta) UNIDADE 02 Um enfoque para elevar o desempenho de José Duarte poderia ser um plano de auto-desenvolvimento. Quando você o sugere, como uma maneira para superar o problema de José Duarte, ele reage entusiasticamente e diz: "Deixe me ver o que posso fazer quanto ao plano nas duas próximas semanas." Você deveria: a) Deixar que ele proceda como diz, uma vez que aparentemente está muito entusiasmado e motivado com a idéia. b) Felicitá-lo por seu entusiasmo, mas sugerir-lhe que faça um plano agora assim você poderá trabalhar no mesmo junto com ele e dar-lhe assistência, se necessário for. c) Fazer o plano você mesmo, esta é a única garantia de que será exeqüível. Mais importante, este enfoque permitirá a José Duarte se concentrar na parte mais importante: implantação. (Vá ao quadro 25 e verifique a sua resposta) UNIDADE 03 Para José Duarte um plano de auto-desenvolvimento deveria ser: a) Muito ambicioso, um tiro para alcançar a Lua, forçar-lhe a alcançar altos níveis. b) Realístico e possível. Permitir algum esforço adicional, mas sempre fazer com que as metas a alcançar sejam realizáveis. c) Flexível e geral. Incluindo uma grande liberdade. Construir o plano de maneira que os componentes se possam ajustar a fim de se adaptarem às circunstâncias e condições mutáveis. (Vá ao quadro 26 e verifique a sua resposta)

    QUADRO 24

    MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) Não há muita esperança com esta ação. José Duarte é demasiadamente auto-suficiente neste ponto para fazer caso do conselho de alguém. (Se você escolheu essa alternativa não ganhou qualquer ponto. Volte ao quadro 22 para unidade 02) J b) Bem. José Duarte necessita de orientação mesmo quando tem dificuldades em aceitá-la. O segredo reside em quando proporcionar-lhe idéias e sugestões, faze-lo de forma indireta para que ele sinta que o resultado se deve à sua própria iniciativa. (Se você escolheu por essa alternativa ganha 2 pontos e se qualifica para uma contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 22 para responder a unidade 03) K c) Ele vai seguir sua própria direção, disso é preciso estar seguro. Mas não suponha que o método que vai escolher é o melhor. Você deve estar envolvido no assunto. (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte ao quadro 22 e responda a unidade 02)

    QUADRO 25

    MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 K a) Isso é razoável, mas não é o melhor enfoque. José Duarte poderá trazer um programa inaceitável do seu ponto de vista. Por outro lado, se você aceitar o adiantamento proposto, José Duarte poderá perder estas 2 semanas realizando um determinado tipo de trabalho, sem conseguir chegar a uma conclusão sólida. (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 22 e responda a unidade 03) J b) José Duarte precisa de sua ajuda para guiá-lo, assim, trabalhe com ele e faça-o agora. Esta é a melhor resposta. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 22 e vá para a unidade 03) L c) Isto não é bom de maneira alguma. Dificilmente pode esperar que José Duarte implante um programa desse tipo, a não ser que ele seja capaz de contribuir de uma maneira substancial para a realização ou construção do programa. (Se você escolheu essa alternativa não realizou nenhum ponto. Volte ao quadro 22 e responda a unidade 03)

    QUADRO 26

    MÓDULO 06 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 K a) Isso é muito bonito como conceito, mas é muito fácil perder de vista uma meta ou um plano que seja ambicioso demais. É melhor manter-se com os pés no chão. (Se você escolheu essa alternativa não ganhou nenhum ponto. Vá ao quadro 27 e comece o módulo 07) J b) Boa escolha. Isto logicamente possibilita algum esforço, o que, definitivamente, motiva José Duarte, mas com a segurança de um plano que possa ser levado a cabo. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos. 8 pontos se você pulou a unidade 02. Vá ao quadro 27 e comece o módulo 07) L c) Você entra novamente em dificuldades. O que não convém a José Duarte, é um programa que o leve à improvisação. (Se você escolheu essa alternativa não fez nenhum ponto. Vá ao quadro 27 e inicie o módulo 07)

    QUADRO 27

    MÓDULO 07 UNIDADE 01 No caso de José Duarte, a melhor meta para o plano de auto-desenvolvimento seria: a) Aumentar sua competência total, bem como as suas habilidades. b) Ser mais flexível em seu enfoque, escutar e tratar de entender melhor as instruções. c) Completar todas as tarefas de acordo com um planejamento para os próximos 6 meses. (Vá ao quadro 28 e verifique a sua resposta) UNIDADE 02 Para fazer com que José Duarte atinja a essas metas você deveria ser: a) Não participativo. Você já fez tudo o que podia (supondo-se que José Duarte entendeu seu próprio problema e já está armado de um plano para solucioná-lo) de modo que o resto fica nas mãos dele. Além disso, todo o desenvolvimento é auto-desenvolvimento. b) Neutro. Esperar e proporcionar-lhe ajuda quando ele a solicite. Fazer com que ele saiba que você deseja ajudá-lo mas que o deixa tomar a iniciativa, assistindo-o quando pedido. c) Participativo. Estar intimamente envolvido mas sem intervir. Manter-se próximo a José Duarte, confortá-lo, dar-lhe ajuda, mas não restringindo sua ação. (Vá ao quadro 29 e verifique a sua resposta) UNIDADE 03 Para que um plano como este tenha êxito é necessário buscar caminhos curtos, para que o esforço valha a pena, para fazer com que as coisas sigam mais facilmente e para assegurar-se de que José Duarte mantém a direção adequada. Desses pequenos caminhos, o mais importante é o que deveria conter: a) Um método para resumir ou descrever cada projeto ou designação em que José Duarte esteja envolvido. Isto garantirá que todos estejam pensando a mesma coisa antes de começar um trabalho e ao mesmo tempo permitirá a você que José Duarte acrescente seus comentários ou obtenha a aprovação sobre as alterações sugeridas. b) Um programa para que ele participe de um bom curso de comunicação, dando ênfase a aprender a ouvir e receber "feed-back". c) Um meio para que José Duarte periodicamente controle seu próprio trabalho, assegurando a você que ele compreende estar com sinal verde para seguir e estar observando as direções que lhe deram. (Vá ao quadro 30 e verifique a sua resposta)

    QUADRO 28

    MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) Muito genérico, muito flexível e talvez muito ambicioso. (Se você escolheu essa alternativa, não obteve qualquer ponto. Regresse ao quadro 27 e responda a unidade 02) K b) Muito desejável. Contudo, não é uma boa meta porque não está orientada para os resultados (além do que está focalizando a personalidade, e não o desempenho). (Se escolheu essa alternativa não garantiu ponto algum. Volte ao quadro 27 e responda a unidade 02) J c) Aqui está sua melhor escolha. É específica, realística, e orientada para os resultados. (Se você escolheu essa alternativa agregue 2 pontos ao seu placar e está qualificado para uma contagem dupla na unidade 03. Volte ao quadro 27 indo para a unidade 03)

    QUADRO 29

    MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 L a) Você não fez realmente tudo o que pode. Mesmo que José Duarte possa fazer um plano, ele necessita de seu auxílio. (Se você escolheu essa alternativa não ganha ponto. Volte ao quadro 27 para responder a unidade 03) L b) Baseado no que nós já conhecemos sobre José Duarte, ele não está apto a pedir ajuda. Como conseqüência, esta não é uma boa escolha. (Se escolher essa alternativa não obteve qualquer ponto. Vá para unidade 03 do quadro 27) J c) Um sucesso duplo, caracteriza uma forte relação supervisor-subordinado. Seu relacionamento com José Duarte, deve ser participativo, mas não dominante. Esta é amplamente a melhor opção porque dá suporte, deixando, porém, a José Duarte, alguma liberdade. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 27 para responder a unidade 03)

    QUADRO 30

    MÓDULO 07 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 J a) Eis aí a melhor opção. Esta estratégica ajudará a resolver os problemas de José Duarte, permitindo-lhe exercer suas características criativas (agregando idéias) e certamente assegurará que ele entenda aquilo que se deseja. (Se você optou por "a" tem mais 4 pontos. 8 se pulou a unidade 02. Vá para a página 42 e comece com o módulo 08) L b) Isto poderia contribuir com o desenvolvimento de José Duarte a longo prazo e ajudá-lo a resolver seu problema imediato, mas este não é o caminho mais importante. (Se você escolheu "b" não recebe ponto. Vá ao quadro 31 e inicie o módulo 08) K c) Esta solução pode ajudar, mas não é o passo mais importante. Além do mais, temos questionado a habilidade de José Duarte para se auto dirigir. A alternativa "a" acima, é mais relevante, pois motivará José Duarte, a seguir o planejado porque teve ele mesmo a oportunidade de criar o projeto, contribuindo simultaneamente para o seu dimensionamento. (Se você escolher essa alternativa não ganha ponto. Siga para o quadro 31 e comece o módulo 08)

    QUADRO 31

    MÓDULO 08 UNIDADE 01 Você e José Duarte, já completaram em detalhe o seu plano de desenvolvimento. Com o propósito de se assegurar de que ele compreende seu papel e para medir seus avanços, você deve neste momento fazer algumas perguntas. A sua melhor opção poderia ser: a) Que é que você acha desse plano, José Duarte ? b) Que parte você considera mais difícil para implantar ? c) Você está me compreendendo, José Duarte ? (Vá ao quadro 32 e controle a sua escolha) UNIDADE 02 Você sente que José Duarte não participa totalmente do plano de auto-desenvolvimento. A melhor maneira para alertá-lo desse problema potencial poderia ser: a) Sugerir algumas mudanças. b) Encontrar quais os pontos que não o satisfazem e tratar de superar suas objeções. c) Perguntar-lhes se gostaria de alterar o plano de alguma forma. (Vá ao quadro 33 e verifique a sua resposta)   UNIDADE 03 Para reforçar mais ainda a motivação e o progresso de José Duarte, você deveria: a) Recordar-lhe algumas das recompensas que ele ganhará se aderir ao programa: mais liberdade (eventualmente), progresso mais rápido, etc. b) Não fazer nada. Você já expôs seus pontos e se José Duarte não os guardou, não vai poder fazer mais nada. c) Dizer-lhe que um resumo da entrevista, por escrito, deve ser feito por ele. (Vá ao quadro 34 e verifique a sua resposta)

    QUADRO 32

    MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 K a) Uma pergunta aberta desse tipo normalmente é boa, mas nesta situação talvez seja questionável. José Duarte vai aderir ao plano de auto-desenvolvimento de uma forma geral porque é seu e ele ajudou a formulá-lo, no entanto, este tipo de resposta não lhe dirá se está preparado para seguí-lo. Veja a opção "b" abaixo. (Se você escolheu essa alternativa não ganhou nenhum ponto. Volte ao quadro 31 e responda a unidade 02) J b) Esta é a melhor pergunta, porque estabelece claramente o problema, implantação do plano, não o plano propriamente dito. Agora, é o melhor momento de detectar onde José Duarte sente dificuldades. Esta pergunta permitirá que você compreenda o comportamento de José Duarte e trabalhe melhor a partir dele. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 2 pontos e se qualifica para uma contagem dobrada na unidade 03. Volte ao quadro 31 e responda a unidade 03) L c) Pergunta mais fraca. Se você estiver desejando escutar um "sim", e na maioria dos casos, realmente ficar sem saber de nada, você deverá fazer esta pergunta. Dar-lhe-á muito pouco "feed-back". Veja a opção "a" acima. (Se você escolheu essa alternativa não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 31 para responder a unidade 02)

    QUADRO 33

    MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 L a) Você está dando um salto no abismo. Só faça alguma sugestão quando estiver seguro de que José Duarte participa do plano (ou de alguns de seus segmentos). (Se você escolheu essa alternativa não recebe ponto. Volte ao quadro 31 para responder a unidade 03) K b) É uma boa idéia procurar saber que partes do plano não estão de acordo com o pensamento de José Duarte antes de fazer algo. Trate de superar suas objeções, entretanto pode não ser a melhor técnica para lidar com ele (isto não funcionou bem em situações anteriores, desta forma, é questionável sua validade agora). (Se você escolher essa alternativa não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 31 para atender a unidade 03) J c) Com este enfoque você poderia colocar uma posição mais clara para José Duarte. Se você estiver correto, conseguirá apontar a área de problemas e permitirá a José Duarte efetuar a correção aceitável (sujeita a sua aprovação, é claro). (Se você escolher essa alternativa ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 31 para responder a unidade 03)

    QUADRO 34

    MÓDULO 08 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 L a) José Duarte é brilhante e muito sensível a recompensas. Relembre-lhe isto agora. Provavelmente fará com que sinta claramente sua superioridade em relação a ele. Não há necessidade de tratá-lo como a uma criança. (Se optou por essa alternativa não recebe qualquer ponto. Vá ao quadro 35 e inicie o módulo 09) K b) Este é o caminho mais fácil. Na situação de José Duarte não se deve deixar fios soltos. (Se você escolheu esta resposta não ganha ponto. Vá para o início do módulo 09 do quadro 35) J c) Um rápido informe poderá fixar todos os elementos que possam estar obscuros. Eliminará as falhas de entendimento e proporcionará um importante instrumento para assegurar a sua atitude. (Se você escolheu essa alternativa ganhou 4 pontos. 8 se pulou a unidade 02. Vá ao quadro 35 e inicie o módulo seguinte)

    QUADRO 35

    MÓDULO 09 UNIDADE 01 O acompanhamento por parte do supervisor após o aconselhamento é essencial para o desenvolvimento a longo prazo e para a implantação de planos. Na situação de José Duarte, a forma mais eficiente de acompanhamento poderia ser: a) Estabelecer com ele uma supervisão muito próxima, imediatamente após a designação de tarefas. b) Avaliar cada designação você mesmo, à medida em que se vão completando e fazer uma análise compreensiva com José Duarte em sua próxima entrevista de avaliação e aconselhamento, à ser realizada dentro de 6 meses. c) Rever cuidadosamente seu trabalho durante as próximas semanas, mas não tomar qualquer ação até observar algum indício de melhoria ou quando aparecer alguma falha. (Vá ao quadro 37 e verifique a sua resposta) UNIDADE 02 Supondo-se que se haja estabelecido um método efetivo de acompanhamento: a) José Duarte deveria ser informado sobre a natureza dos planos de acompanhamento que você colocará em prática. b) Mantenha reservadamente sua atividade sem que ele conheça seus planos de acompanhamento. Se você lhe disser, ele poderá ressentir-se das implicações ou inibir-se. c) Não há qualquer importância de ele saber ou não saber. (Vá ao quadro 38 e verifique sua resposta) UNIDADE 03 Sua empresa requer que cada supervisor submeta a seu gerente imediato, um relatório escrito de cada entrevista de avaliação e aconselhamento. Quando você fizer o relatório da entrevista com José Duarte e as reações dele quanto ao resultado, você deveria: a) Faze-lo da maneira como foi: boa ou má. Seja objetivo (se for possível) fraco e real. b) Faze-lo favoravelmente a José Duarte, de forma que seu gerente aprove com facilidade o aumento no momento oportuno. Um aumento é importante para o moral de José Duarte, um bom registro de avaliação poderia auxiliar sua recomendação. Além disso, seu gerente prefere boas notícias. c) Manter-se neutro. Assim você não assume compromissos. Se disser algo bom para José Duarte, e ele falhar, será ruim para você, para o seu julgamento. Melhor é jogar na certa. (Vá ao quadro 39 e verifique a sua resposta)

    QUADRO 37

    MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) Este enfoque pode ser bom para alguns subordinados, mas uma supervisão muito próxima provavelmente não será indicada para José Duarte e retardará o seu progresso. (Se você optou por "a" não ganha nenhum ponto. Volte ao quadro 35 e responda a unidade 02) K b) Esta alternativa apresenta boas possibilidades. É importante conhecer o que está acontecendo, mas uma espera de 6 meses, supondo-se a existência de alguma falta de ação, poderia ser bastante ruim para o objetivo final. (Se escolheu "b" não ganha qualquer ponto. Volte ao quadro 35 e responda a unidade 02) J c) Esta resposta está feita sob medida para atingir às necessidades específicas de José Duarte. Permite alguma liberdade mas dá a você uma ferramenta de controle e um meio de ação, se e quando for necessário. (Se escolheu "c" ganhou 2 pontos e se qualifica para a contagem em dobro na unidade 03. Volte ao quadro 35 para responder a unidade 03)

    QUADRO 38

    MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 J a) Uma vez que seus planos de acompanhamento estão objetivando o atendimento das necessidades de José Duarte, e não para exercer uma supervisão estreita e opressiva, isto deveria ser dito a ele. As pessoas tendem a fazer melhor as coisas quando sabem que seus supervisores vão inspecionar determinados pontos. (Se escolheu "a" ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 35 para responder a unidade 03) L b) Este é um enfoque muito fraco. Talvez não vá causar qualquer problema mas não lhe permite o aproveitamento de uma oportunidade para motivar José Duarte. Veja a resposta "a" acima. (Se você selecionou "b" não fez ponto. Volte ao quadro 35 para responder a unidade 03) K c) Sim, vai haver uma diferença, se José Duarte não entender o seu papel. Veja as alternativas "a" e "b" acima. (Se você optou por "c" não aumenta sua contagem. Volte ao quadro 35 e responda a unidade 03)

    QUADRO 39

    MÓDULO 09 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 J a) Esta é a resposta vencedora e temos a esperança de que tenha sido uma escolha fácil para você. Muitos gerentes passam a bola na avaliação porque escrevem um registro formal para agradar ao seu próprio chefe ou para se auto-protegerem. (Se você escolheu "a" ganhou 4 pontos. 8 se pulou a unidade 02. Vá para o quadro 40 e comece o último módulo) K b) Não é boa. Procure encontrar uma maneira melhor de obter o aumento para José Duarte. (se optou por essa alternativa não ganha qualquer ponto. Vá ao quadro seguinte e inicie o módulo 10). L c) Da mesma forma que "b" acima, esta é uma escolha fraca. Você não está sendo pago para jogar na certa. (Se você escolheu "c" não ganha ponto. Vá ao quadro 40 e responda o módulo final)

    QUADRO 40

    MÓDULO 10 UNIDADE 01 Depois da entrevista, José Duarte começa a demonstrar melhoria e continua dessa forma por umas tantas semanas. Um mês depois, no entanto, submete um projeto que apresenta alterações em linhas que haviam sido acordadas originalmente. Suas variações não são grandes e na verdade melhoram consideravelmente o resultado. Você deveria: a) Ser paciente. Não fazer nada neste momento, uma vez que José Duarte mostrou melhoria e ainda por cima esta variação melhorou os resultados. b) Sentar-se com ele para rever a designação. c) Programar uma outra sessão formal de aconselhamento, tendo em vista que este assunto é muito importante para ser ignorado ou analisado fora do cenário da ação. (Vá ao quadro 42 e verifique a sua resposta) UNIDADE 02 Agora é o momento de submeter suas recomendações preliminares para aumentos. No que concerne a José Duarte, você deveria: a) Recomendar-lhe o aumento, uma vez que já houve uma melhoria no desempenho global. b) Não recomendar o aumento. Você foi paciente por um bom tempo, dando agora esse tipo de sacudidela ele vai entrar na linha e aprenderá a manter-se dentro das instruções. c) Transferir para dentro de 30 dias a sua decisão. Dizer a José Duarte que circunstâncias estão provocando a demora de sua recomendação e por a responsabilidade dessa alteração em suas mãos. (Vá ao quadro 43 e verifique a sua resposta)   UNIDADE 03 Você decidiu conversar com José Duarte informalmente e discutir suas últimas designações (unidade 01, mais página anterior). A melhor maneira de faze-lo é: a) Reconhecer seus esforços e suas recentes melhoras. Dizer-lhe que você gostaria mais se qualquer alteração fosse discutida previamente com você (certas e erradas), muito embora algumas alterações possam acarretar melhores resultados, como o que ocorreu no presente caso. b) Felicitá-lo pelas inovações e admitir que seu enfoque original estava equivocado. (José Duarte respeitar-lhe-á porque pode admitir seus próprios erros também. É suficientemente atento para se dar conta da implicação de que é melhor não se desviar do plano estabelecido, a não ser que ele possa obter resultados similares). c) Rememorar-lhe de que novamente se desviou. Não lhe reconhecer melhora alguma, entretanto, isto lhe servirá de alento para seguir melhorando. (Vá ao quadro 44 e verifique a sua resposta)

    QUADRO 42

    MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 01 L a) A paciência é algo admirável, mas não é eficiente nesta situação. Por outro lado, uma melhoria no resultado é imaterial frente ao esquema total do desenvolvimento a longo prazo de José Duarte. Ignorar o desvio pode ser perigoso. (Se escolheu "a" não ganha qualquer ponto. Volte ao quadro 40 e responda a unidade 02) J b) Altamente recomendado. O comportamento de José Duarte está melhorando até agora, isto faz necessário que você atue, assim ele continuará no caminho ascendente e não se desviará. (Se escolheu "b" ganhou 2 pontos e se qualifica para a contagem em dobro pela unidade 03. Vá ao quadro 40 para responde-la) K c) Considerando-se o desempenho de José Duarte desde a última sessão de aconselhamento, um desvio no padrão não é o suficiente para uma entrevista formal. ( Se você optou por "c" não ganha ponto. Volte ao quadro 40 para responder a unidade 02)

    QUADRO 43

    MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 02 J a) Inquestionável este ponto. (Se você selecionou "a" ganhou 1 ponto. Volte ao quadro 40 para responder a unidade 03) L b) Equivocado. Esta tática não se justifica sob estas circunstâncias. Provavelmente não funcionará de forma alguma para uma pessoa com os antecedentes de José Duarte e suas motivações. (Se escolheu "b" não ganha nenhum ponto. Vá ao quadro 40 para responder a unidade 03) K c) Outra vez as circunstâncias dessa situação não requerem tal movimento drástico. Da mesma forma que em "b" acima, uma cenoura parece destinada a falhar como elemento motivador. (Se escolheu "c" não ganha qualquer ponto. Retorne ao quadro 40 para resolver a unidade 03)

    QUADRO 44

    MÓDULO 10 - FOLHA DE RESPOSTAS UNIDADE 03 J a) O.k. ! Você reforçou com êxito seu desempenho melhorado e apontou onde ele se desviou no atual projeto. José Duarte deve reconhecer que você está se guiando por princípios, ao invés de seguir resultados secundários. (Se você optou por essa alternativa ganhou 4 pontos. 8 pontos se pulou a unidade 02. O jogo acabou !!!) K b) José Duarte provavelmente respeitará a sua humildade, mas não vai ser possível que leia nas entrelinhas. No lugar dele passará a julgar mais fácil do que antes se tornar "free-lancer", agora que pensa ter a sua aprovação tácita. (Se optou por "b" não ganha qualquer ponto. O jogo acabou !!!) L c) Você deveria apontar onde José Duarte errou, mas ao mesmo tempo dizer-lhe sobre o seu progresso até o momento, a fim de lhe dar um reforço positivo. (Se escolheu "c" não aumenta mais a sua contagem, e o jogo terminou !!!)

       
    PLACAR
    MÓDULO UNIDADE 01 UNIDADE 02 UNIDADE 03 TOTAL
    01        
    02        
    03        
    04        
    05        
    06        
    07        
    08        
    09        
    10        
    TOTAL GERAL =>
     
    Parabéns se chegou aos 70 pontos.

     

  • Fonte: Sato.adm