Objetivo:
Trabalhar aspectos relacionados
à qualidade total (Just-in-time
e racionalização de processos).
Outros indicadores:
• Planejamento participativo.
• Interfaces setoriais.
• Kaizen.
• Comunicação interpessoal.
• Feedback.
Aplicabilidade:
• Treinamento e desenvolvimento
gerencial.
• Desenvolvimento e
Supervisores.
• Desenvolvimento de times de
trabalho.
Tempo estimado:
Duas horas incluindo o CAV –
Ciclo da Aprendizagem Vivencial
Número de participantes:
Equipes de 10 pessoas (até 30)
Material necessário:
• Revistas para recortar
• Papel de seda para a segunda
etapa do jogo
• Tesouras
• Réguas
• Protótipos do barco nas
dimensões corretas
• Oito pastas por equipe,
representando bandejas.
Disposição do grupo:
Fileiras de 8 pessoas ou 8
duplas, uns atrás dos outros.
Desenvolvimento:
Cenário: Todas as equipes
pertencem a empresas
concorrentes que atendem a um
pedido de cliente com as
seguintes condições:
• Tempo máximo de produção: 10
dias. Cada segundo corresponde a
um dia.
• A cada dia (segundo)
ultrapassado do tempo, a equipe
perde 0,1% do valor da venda
(multa contratual).
• O cliente disponibilizou os
manuais com as especificações
técnicas do produto.
• O cliente compra de cada
empresa um lote com seis
unidades.
• As unidades devem obedecer às
normas ISO
Regras do jogo:
I ETAPA (10 minutos com
tolerância de mais cinco)
• As pessoas não podem se
comunicar de maneira alguma.
Devem passar seus lotes de
produtos através do supervisor
(representado pelo facilitador)
• Os lotes devem ser passados de
seis em 6.
• A produção não pode parar.
• O tempo vai ser contado em
cronômetro.
• Cada equipe deve avisar ao
facilitador quando entregar o
primeiro lote do produto ao
cliente.
• As outras equipes continuam
produzindo após a entrega do
primeiro lote.
• Quando todos entregarem o
primeiro lote haverá uma pausa
para análise de resultados.
• O facilitador registra de cada
equipe: o tempo gasto, o estoque
intermediário (produtos na linha
de produção). Gargalos (onde
houve paradas e acúmulo de
produtos em fase de produção),
áreas ociosas, número de
produtos entregues, número de
produtos rejeitados e vendidos.
II ETAPA
• Apresentar o quadro de Kaizen
e Just-in-time
• Pedir que as equipes
replanejem suas ações de acordo
com os princípios dos quadros
apresentados (tempo de 20
minutos)
• Negociar as mudanças.
OBSERVAÇÃO: Geralmente as
equipes fazem as seguintes
propostas:
• Reformular o layout
• Diminuir o número de produtos
por lote
• Diminuir as etapas de produção
• Fazer uma matriz para recortar
o modelo inicial
• Melhorar o material (papel de
melhor qualidade)
• Contato com o cliente durante
a produção
• Eliminar funções (demitir) –
algumas vezes isto é proposto.
O facilitador, após negociar as
melhorias, marca o tempo de
produção (10 minutos) e
prevalecem as regras anteriores
para pontuação.
COMO FECHAR O JOGO:
Fazer uma comparação de
resultados da I etapa e a II
etapa.
Proceder ao CAV.
CAV – Ciclo da Aprendizagem
Vivencial:
Relato de sentimentos:
• Desenhar em dois espaços como
cada um se sentiu durante as
duas fases do jogo (usar os
modelos de expressões de
sentimentos)
Processamento: (discutir e
registrar em cartaz)
• Quais as falhas e dificuldades
da I etapa?
• Quais as melhorias que
contribuíram para o alcance de
resultados positivos?
Generalização: (discutir e
registrar em cartaz)
• Que situações ocorreram no
jogo e que podem ser comparadas
ao cotidiano empresarial
(semelhanças e diferenças)
Aplicação: (discutir e registrar
em cartaz)
• Que aprendizado houve neste
jogo que vocês poderão levar
para sua realidade?
Fechamento pelo facilitador:
Rever os principais conceitos da
qualidade.
ANEXO:
CARTAZ INFORMATIVO DO JOGO
CONCEITO DE KAIZEN:
• Atitude de melhoramento
contínuo em todos os campos da
ação humana;
• Inicia pelo topo, mas é tarefa
de todos;
• Voltada para o processo e para
a ação.
PRINCÍPIOS DO JUST-IN-TIME:
• Prioriza o atendimento ao
cliente.
• Pequenos lotes - pequenos
estoques.
• Redução do ciclo de
fabricação.
• Sistema de informação
integrado.
• Redução do estoque
intermediário.
• Eliminação do desperdício.
• Redução do espaço físico.
• Melhoria das condições físicas
de trabalho.
• Produção “puxada” na primeira
etapa do processo.
• Melhoria do clima de trabalho.
• Maior competitividade.
Fonte: MRG Consultoria e Treinamento - Jogo publicado no livro Jogos e Técnicas Vivenciais – Editora Makron Books – GRAMIGNA, Maria Rita.