Jogo da Produção

Objetivo:
Trabalhar aspectos relacionados à qualidade total (Just-in-time e racionalização de processos).
Outros indicadores:
• Planejamento participativo.
• Interfaces setoriais.
• Kaizen.
• Comunicação interpessoal.
• Feedback.
Aplicabilidade:
• Treinamento e desenvolvimento gerencial.
• Desenvolvimento e Supervisores.
• Desenvolvimento de times de trabalho.
Tempo estimado:
Duas horas incluindo o CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial
Número de participantes:
Equipes de 10 pessoas (até 30)
Material necessário:
• Revistas para recortar
• Papel de seda para a segunda etapa do jogo
• Tesouras
• Réguas
• Protótipos do barco nas dimensões corretas
• Oito pastas por equipe, representando bandejas.
Disposição do grupo:
Fileiras de 8 pessoas ou 8 duplas, uns atrás dos outros.
Desenvolvimento:


Cenário: Todas as equipes pertencem a empresas concorrentes que atendem a um pedido de cliente com as seguintes condições:
• Tempo máximo de produção: 10 dias. Cada segundo corresponde a um dia.
• A cada dia (segundo) ultrapassado do tempo, a equipe perde 0,1% do valor da venda (multa contratual).
• O cliente disponibilizou os manuais com as especificações técnicas do produto.
• O cliente compra de cada empresa um lote com seis unidades.
• As unidades devem obedecer às normas ISO

Regras do jogo:
I ETAPA (10 minutos com tolerância de mais cinco)
• As pessoas não podem se comunicar de maneira alguma. Devem passar seus lotes de produtos através do supervisor (representado pelo facilitador)
• Os lotes devem ser passados de seis em 6.
• A produção não pode parar.
• O tempo vai ser contado em cronômetro.
• Cada equipe deve avisar ao facilitador quando entregar o primeiro lote do produto ao cliente.
• As outras equipes continuam produzindo após a entrega do primeiro lote.
• Quando todos entregarem o primeiro lote haverá uma pausa para análise de resultados.
• O facilitador registra de cada equipe: o tempo gasto, o estoque intermediário (produtos na linha de produção). Gargalos (onde houve paradas e acúmulo de produtos em fase de produção), áreas ociosas, número de produtos entregues, número de produtos rejeitados e vendidos.
II ETAPA
• Apresentar o quadro de Kaizen e Just-in-time
• Pedir que as equipes replanejem suas ações de acordo com os princípios dos quadros apresentados (tempo de 20 minutos)
• Negociar as mudanças.

OBSERVAÇÃO: Geralmente as equipes fazem as seguintes propostas:
• Reformular o layout
• Diminuir o número de produtos por lote
• Diminuir as etapas de produção
• Fazer uma matriz para recortar o modelo inicial
• Melhorar o material (papel de melhor qualidade)
• Contato com o cliente durante a produção
• Eliminar funções (demitir) – algumas vezes isto é proposto.

O facilitador, após negociar as melhorias, marca o tempo de produção (10 minutos) e prevalecem as regras anteriores para pontuação.


COMO FECHAR O JOGO:
Fazer uma comparação de resultados da I etapa e a II etapa.
Proceder ao CAV.

CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:
Relato de sentimentos:
• Desenhar em dois espaços como cada um se sentiu durante as duas fases do jogo (usar os modelos de expressões de sentimentos)

Processamento: (discutir e registrar em cartaz)
• Quais as falhas e dificuldades da I etapa?
• Quais as melhorias que contribuíram para o alcance de resultados positivos?

Generalização: (discutir e registrar em cartaz)
• Que situações ocorreram no jogo e que podem ser comparadas ao cotidiano empresarial (semelhanças e diferenças)

Aplicação: (discutir e registrar em cartaz)
• Que aprendizado houve neste jogo que vocês poderão levar para sua realidade?

Fechamento pelo facilitador:
Rever os principais conceitos da qualidade.

ANEXO:

CARTAZ INFORMATIVO DO JOGO

CONCEITO DE KAIZEN:
• Atitude de melhoramento contínuo em todos os campos da ação humana;
• Inicia pelo topo, mas é tarefa de todos;
• Voltada para o processo e para a ação.

PRINCÍPIOS DO JUST-IN-TIME:
• Prioriza o atendimento ao cliente.
• Pequenos lotes - pequenos estoques.
• Redução do ciclo de fabricação.
• Sistema de informação integrado.
• Redução do estoque intermediário.
• Eliminação do desperdício.
• Redução do espaço físico.
• Melhoria das condições físicas de trabalho.
• Produção “puxada” na primeira etapa do processo.
• Melhoria do clima de trabalho.
• Maior competitividade.
 

Fonte: MRG Consultoria e Treinamento - Jogo publicado no livro Jogos e Técnicas Vivenciais – Editora Makron Books – GRAMIGNA, Maria Rita.