Sorteio cego
Essa atividade é semelhante ao desenho consecutivo, exceto que se concentra em equipes em vez de indivíduos. O objetivo é o mesmo: desenhar um objeto usando apenas instruções verbais. Trabalho em equipe e comunicação são vitais para ser bom neste jogo.
Número de participantes: 6-20 pessoas
Duração: 30-45 minutos
Objetivo: Concentrar-se no trabalho em equipe e nas habilidades de comunicação em um ambiente de grupo
Como jogar
1. Pegue um flipchart, marcadores e vários objetos do dia a dia (como um abajur, bicicleta, etc.). Como alternativa, imprima fotos de objetos. Este jogo funciona melhor com objetos menos óbvios (digamos, um trampolim versus uma moeda).
2. Divida todos os participantes em equipes de 4-6 pessoas.
3. Peça a cada equipe para escolher uma pessoa para ser o "artista". Peça ao artista que ocupe seu lugar ao lado do flipchart.
4. Afaste a equipa do flipchart e dê-lhes um objecto da sua pilha.
5. A equipe então instruirá seu artista sobre como desenhar o objeto com base apenas em instruções verbais. Eles podem descrever o objeto, mas não declarar seu nome. O artista não pode ver o objeto em nenhum momento, nem a equipe pode ver o que o artista está desenhando. Cada equipe tem 3 minutos para um sorteio.
6. A equipe cujo desenho mais se aproxima do objeto real vence.
Estratégia
Para serem bons neste jogo, as equipes precisam a) delegar efetivamente (ou seja, escolher o artista certo) eb) comunicar-se bem (dentro da equipe, bem como entre a equipe e o artista). Em sua avaliação, concentre-se em como as equipes escolheram seus artistas e se eles conseguiram escolher um líder de equipe para transmitir instruções (se sim, então como).