A Travessia

Objetivo:
Participar de um desafio em equipe onde é necessário usar as seguintes competências:
• Comunicação
• Liderança
• Criatividade
• Tomada de Decisão
Aplicabilidade:
• Programas de Segurança no Trabalho
• Desenvolvimento de Equipes
• Desenvolvimento de Gestores
• Processo Seletivo
Tempo estimado:
60 minutos incluindo um breve CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial.
Número de participantes:
Material necessário:
• Papel
• Fita Crepe
• Um brinde
Disposição do grupo:
• Dividir a turma em subgrupos (mínimo de 10 pessoas)
• Colocar cada equipe sobre o papel, em fila indiana.
• Pedir que aguardem instruções
Desenvolvimento:
CENÁRIO:
• Vocês estão em um barco (a trilha de papel)
• Imaginem que estamos atravessando um rio cheio de jacarés famintos.
• Vocês devem chegar até a outra margem, sem danificar o barco ou colocar os pés e as mãos na água.
• A equipe que chegar primeiro receberá um prêmio

Sugestão ganha-ganha:
• Do outro lado da margem, colocar tantos troféus quanto o número de equipes (modelo).
• Marcar um tempo de 15 minutos.
• Aqueles que chegarem ao troféu no tempo e dentro das regras é vencedor.
REGRAS:
QUE É PERMITIDO:
• Comunicar-se
• Planejar
• Apoiar o companheiro

O QUE É PROIBIDO:
• Danificar o barco
• Colocar os pés ou mãos na água

DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO:
• De 15 a 20 minutos (divisão das equipes, orientações e vivência).
• 15 a 20 minutos: CAV

INSTRUÇÕES PARA OS JOGADORES:
Conforme as regras (seria importante fazer um cartaz e fixar na parede onde o grupo pudesse enxergar).

COMO DETERMINAR O VENCEDOR:
Opções:
• Quem chegar primeiro vence
ou
• Quem alcançar o troféu no tempo marcado é vencedor.


CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:

RELATO: estratégia
Utilizar baralhos de figuras que lembrem sentimentos agradáveis e desagradáveis (sugestão acima)

• Entregar um baralho para cada grupo e pedir que armem na mesa seus sentimentos durante o jogo.
• Convidar as equipes para conhecer o jogo de sentimentos uns dos outros (as pessoas se levantam e dirigem-se às mesas das outras equipes).
• O facilitador pontua como está a balança dos sentimentos do grupo: se apareceram cartas mais agradáveis ou desagradáveis.

PROCESSAMENTO: estratégia
Roteiro de discussão em subgrupos, registro em transparências e apresentações por um relator.
1. Como funcionou sua equipe?
2. O que facilitou o atendimento do objetivo?
3. O que dificultou?
4. Como vocês avaliam o desempenho de sua equipe?

GENERALIZAÇÃO: estratégia
DISCUSSÃO CIRCULAR
• O facilitador promove uma discussão onde as pessoas procuram comparar o que aconteceu no jogo e o que acontece em seu dia a dia, com relação aos desafios em equipe.
• Após algum tempo, o facilitador pede que as pessoas concluam informando qual é o seu maior ponto forte e o maior ponto fraco.
• Registro no flip-chart

APLICAÇÃO: Estratégia
• Com base nas falhas e acertos do grupo, durante o jogo, as equipes vão elaborar uma receita para transformar grupos em equipes de alto desempenho.
• Usar a criatividade e eleger alguém para ler a receita.

Citar um exemplo para estimular as equipes.
Uma grande dose de comprometimento, temperada com muita cooperação...
Fechar a atividade buscando o compromisso do grupo com o conteúdo das receitas.


Fechamento pelo facilitador:

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
• COVEY, Stephen R. - Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes - Editora Best Seller/SP
• MARGERISON, Charles & MCCANN, Dick - Gerenciamento de Equipes - Editora Saraiva/ SP

OBSERVAÇÃO: Esta bibliografia poderá servir de apoio para o fechamento da atividade, onde o facilitador enfatiza os pontos essenciais do trabalho cooperativo em equipe e o papel das lideranças.

Fonte: MRG – Consultoria e Treinamento Empresarial