Objetivo:
Participar de um desafio em equipe onde
é necessário usar as seguintes
competências:
• Comunicação
• Liderança
• Criatividade
• Tomada de Decisão
Aplicabilidade:
• Programas de Segurança no Trabalho
• Desenvolvimento de Equipes
• Desenvolvimento de Gestores
• Processo Seletivo
Tempo estimado:
60 minutos incluindo um breve CAV –
Ciclo da Aprendizagem Vivencial.
Número de participantes:
Material necessário:
• Papel
• Fita Crepe
• Um brinde
Disposição do grupo:
• Dividir a turma em subgrupos (mínimo
de 10 pessoas)
• Colocar cada equipe sobre o papel, em
fila indiana.
• Pedir que aguardem instruções
Desenvolvimento:
CENÁRIO:
• Vocês estão em um barco (a trilha de
papel)
• Imaginem que estamos atravessando um
rio cheio de jacarés famintos.
• Vocês devem chegar até a outra margem,
sem danificar o barco ou colocar os pés
e as mãos na água.
• A equipe que chegar primeiro receberá
um prêmio
Sugestão ganha-ganha:
• Do outro lado da margem, colocar
tantos troféus quanto o número de
equipes (modelo).
• Marcar um tempo de 15 minutos.
• Aqueles que chegarem ao troféu no
tempo e dentro das regras é vencedor.
REGRAS:
QUE É PERMITIDO:
• Comunicar-se
• Planejar
• Apoiar o companheiro
O QUE É PROIBIDO:
• Danificar o barco
• Colocar os pés ou mãos na água
DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO:
• De 15 a 20 minutos (divisão das
equipes, orientações e vivência).
• 15 a 20 minutos: CAV
INSTRUÇÕES PARA OS JOGADORES:
Conforme as regras (seria importante
fazer um cartaz e fixar na parede onde o
grupo pudesse enxergar).
COMO DETERMINAR O VENCEDOR:
Opções:
• Quem chegar primeiro vence
ou
• Quem alcançar o troféu no tempo
marcado é vencedor.
CAV – Ciclo da Aprendizagem Vivencial:
RELATO: estratégia
Utilizar baralhos de figuras que lembrem
sentimentos agradáveis e desagradáveis
(sugestão acima)
• Entregar um baralho para cada grupo e
pedir que armem na mesa seus sentimentos
durante o jogo.
• Convidar as equipes para conhecer o
jogo de sentimentos uns dos outros (as
pessoas se levantam e dirigem-se às
mesas das outras equipes).
• O facilitador pontua como está a
balança dos sentimentos do grupo: se
apareceram cartas mais agradáveis ou
desagradáveis.
PROCESSAMENTO: estratégia
Roteiro de discussão em subgrupos,
registro em transparências e
apresentações por um relator.
1. Como funcionou sua equipe?
2. O que facilitou o atendimento do
objetivo?
3. O que dificultou?
4. Como vocês avaliam o desempenho de
sua equipe?
GENERALIZAÇÃO: estratégia
DISCUSSÃO CIRCULAR
• O facilitador promove uma discussão
onde as pessoas procuram comparar o que
aconteceu no jogo e o que acontece em
seu dia a dia, com relação aos desafios
em equipe.
• Após algum tempo, o facilitador pede
que as pessoas concluam informando qual
é o seu maior ponto forte e o maior
ponto fraco.
• Registro no flip-chart
APLICAÇÃO: Estratégia
• Com base nas falhas e acertos do
grupo, durante o jogo, as equipes vão
elaborar uma receita para transformar
grupos em equipes de alto desempenho.
• Usar a criatividade e eleger alguém
para ler a receita.
Citar um exemplo para estimular as
equipes.
Uma grande dose de comprometimento,
temperada com muita cooperação...
Fechar a atividade buscando o
compromisso do grupo com o conteúdo das
receitas.
Fechamento pelo facilitador:
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
• COVEY, Stephen R. - Os 7 hábitos das
pessoas muito eficazes - Editora Best
Seller/SP
• MARGERISON, Charles & MCCANN, Dick -
Gerenciamento de Equipes - Editora
Saraiva/ SP
OBSERVAÇÃO: Esta bibliografia poderá
servir de apoio para o fechamento da
atividade, onde o facilitador enfatiza
os pontos essenciais do trabalho
cooperativo em equipe e o papel das
lideranças.
Fonte: MRG – Consultoria e Treinamento
Empresarial