Algoritmo - O TikTok é conhecido por seu
algoritmo sofisticado, que recomenda conteúdo com base nos
interesses e comportamentos dos usuários no aplicativo. O
algoritmo exibe vídeos com base nas contas que você segue,
conteúdo anterior com o qual você se envolveu, vídeos com os
quais seus seguidores se envolvem e a lista continua. O
resultado é uma “Página para você” extremamente personalizada
que é diferente para cada TikToker.
Anúncios no feed - Anúncios In-Feed
são anúncios dispersos por toda a página Para você com um
link de clique de CTA (ou seja, “Saiba mais”, “Compre agora”
etc.). Eles podem ser peças únicas de criativos ou postagens
impulsionadas de páginas de marcas ou influenciadores. Os
In-Feeds são uma abordagem acessível para anunciar no TikTok,
oferecem as ferramentas de segmentação mais específicas e podem
ser adquiridos de duas maneiras: por meio de reserva ou leilão .
Ambos estão descritos abaixo!
Áudio licenciado - O TikTok tem acordos com
as gravadoras para que os criadores possam usar legalmente
milhões de músicas populares. Esta licença é apenas para uso não
comercial, o que significa que as marcas não podem usá-la para
seu conteúdo. Os anunciantes podem ver se um áudio de tendências
no TikTok está disponível para uso comercial ou não. Clique no
áudio e veja se ele tem um aviso acima do catálogo de vídeos que
diz “Este som não está licenciado para uso comercial”.
Bem-estar Digital - Esse é outro recurso
para nos ajudar a manter o bem-estar dos usuários. O novo
recurso “Digital Wellbeing” permite o gerenciamento do tempo de
tela juntamente com um modo restrito. Você tem a opção de
limitar o uso do aplicativo a 40, 60, 90 ou 120 minutos por dia.
Se você atingir o limite de tempo, uma senha será necessária
para remover a configuração. Quando ativado, o modo restrito
tenta garantir que o conteúdo impróprio seja filtrado do feed
Para você dos usuários.
Código QR - Cada usuário do
TikTok tem seu próprio código QR exclusivo que direciona quem
digitaliza o código para seu perfil do TikTok. Para acessar,
clique no ícone no canto superior esquerdo da sua página
Descobrir.
Comunidade - Os usuários do TikTok
constroem uma comunidade e se reúnem para criar, compartilhar e
inspirar. Essa comunidade é fundamental para o TikTok e é a
contribuição individual de cada usuário que torna a plataforma
especial. Incentivamos e promovemos um comportamento positivo e
respeitoso entre nossos membros. Nossas Diretrizes da Comunidade
estão lá para as pessoas seguirem, bem como para garantir que a
confiança e o respeito sejam mantidos em toda a comunidade.
Conteúdo nocivo ou perigoso, violência, discriminação ou
discurso de ódio, abuso ou atividade sexual, assédio ou
cyberbullying e conteúdo enganoso não têm lugar na comunidade
TikTok. O TikTok defende a segurança de seus usuários, bem como
o respeito à propriedade intelectual.
Conta verificada - Uma marca pode
trabalhar com um representante da marca TikTok para verificar
sua conta. De acordo com o TikTok , os crachás verificados são
implementados para “ajudar os usuários a fazer escolhas
informadas sobre as contas que escolhem seguir”. Os perfis
verificados também aparecem no topo dos resultados de pesquisa
no aplicativo, aumentando a probabilidade de ver um aumento na
contagem de seguidores, engajamento em seus comentários e
postagens. Por exemplo, se você pesquisou “xxxyyyccc” antes de
@xxxyyyccc ser verificado, o primeiro resultado foi #xxxyyyccc.
Após a verificação, a conta real apareceu primeiro nos
resultados da pesquisa.
Corte de salto - Contar histórias no TikTok
é diferente de qualquer outro aplicativo, e existem algumas
técnicas criativas e que chamam a atenção que você pode usar
para ajudar a manter os espectadores envolvidos. Uma dica de
edição é utilizar “cortes de salto”, onde a transição entre duas
fotos “salta” rapidamente de um quadro para o próximo. Esse tipo
de transição ajuda a reduzir sua história para caber na janela
de 15 segundos oferecida pelo TikTok, tudo sem comprometer a
mensagem que você está tentando compartilhar.
Densidade de postagem - Seus hábitos de
postagem por dia ou por hora (dependendo do filtro aplicado).
Esses dados são atualizados aproximadamente a cada hora.
Desafio de hashtag - Um
Hashtag Challenge é um método de
publicidade no topo do funil projetado para criar buzz,
reconhecimento e afinidade. Os desafios de hashtag convidam os
TikTokers a interagir com sua marca e criar conteúdo gerado pelo
usuário que segue o prompt de uma hashtag patrocinada. Você
também pode promover desafios de hashtag na página Discover por
meio de um banner de descoberta, Top-Views e outros anúncios no
feed que chamam a atenção para o desafio. Por uma taxa extra, o
TikTok oferece um desafio de hashtag mais uma opção em que as
marcas podem tornar a página do desafio comprável com cliques de
CTA que direcionam os usuários para o site da marca, varejistas
locais ou pesquisas administradas pela marca.
Descobrir página - A página Descobrir é a
base inicial do TikTok para todas as tendências. Clique na lupa
rotulada “Descobrir” na parte inferior do aplicativo TikTok para
acessar a página Descobrir. Aqui você encontrará as hashtags de
tendências do dia, sons populares e desafios de hashtag de
marca.
Duetos - Este é um recurso que permite que
um criador colabore com o vídeo de outro usuário. Você pode
saber mais sobre Duetos aqui. Você só pode duetar com alguém com
a permissão do respectivo criador. Todos têm controle total
sobre quem pode fazer duetos com eles em seus vídeos. Para
alterar essas permissões, visite as configurações de privacidade
e segurança.
Efeito de marca - Efeitos e filtros de
marca permitem que as marcas criem suas próprias lentes
personalizadas no TikTok, semelhantes a uma lente do Snapchat.
Os usuários podem usar esses efeitos em seus próprios TikToks,
tornando-o um formato de publicidade que parece não intrusivo e
nativo do aplicativo. Eles são uma ótima maneira de liberar a
criação de UGC que apresenta sua marca ou produto, quando nem
todos têm o produto em mãos.
Engajamento - O engajamento é uma métrica
que os anunciantes usam para medir o sucesso de suas campanhas.
Maior engajamento significa que mais usuários estão interagindo
com o conteúdo, e postagens e criadores com maior engajamento
tendem a ser favorecidos pelo algoritmo do TikTok.
Engajamento total - O número total de
engajamentos (curtidas, comentários, compartilhamentos) em seus
vídeos no período de tempo selecionado.Este gráfico mostrará os melhores horários
para postar com base no seu engajamento. É baseado em seus
hábitos de postagem. Os dados são atualizados aproximadamente a
cada hora.
Fãs - Se você está entusiasmado com o
conteúdo de outro usuário, pode se tornar um 'fã' e seguir o
perfil dele para não perder nenhuma atividade dele!
Geolocalização - A Geolocalização é uma
das variáveis que você pode incorporar à sua estratégia de
segmentação para campanhas publicitárias no TikTok. Ao criar
anúncios direcionados, o TikTok permite que você crie públicos
personalizados por Geolocalização, sexo, idade, idioma e
categorias de interesse (ou seja, beleza). A Geolocalização
também é um fator crucial no algoritmo For You Page, pois alguns
conteúdos são mostrados aos usuários com base em onde eles estão
geograficamente. Por exemplo, se você é de Nova York, verá mais
conteúdo focado em Nova York do que alguém de Los Angeles.
Geração Y - A geração Y, também conhecida
como millennials, ama o TikTok tanto quanto a geração Z! Antes
da quarentena, os millennials compunham 46% da base de usuários
do TikTok e continuam aumentando em número na plataforma.
Confira nossa postagem no blog sobre como o Millennial TikTok
realmente se parece para obter mais informações sobre a
demografia.
Geração Z - A Geração Z é qualquer pessoa
nascida depois de 1996 . Muitas vezes referida como a geração de
“nativos digitais”, a Geração Z representa 60% do banco de dados
do TikTok nos EUA e é conhecida por ser “ a geração mais
etnicamente diversa e maior da história americana. ”
Histórico da taxa média de engajamento - A
evolução da sua taxa média de engajamento. Os dados são
atualizados aproximadamente a cada hora. Os pontos de dados
representam a taxa média de engajamento de todas as postagens
publicadas naquele dia.
Histórico de comentários - O número total
de comentários para as postagens no período selecionado. Os
comentários para essas postagens aparecerão como um total,
independentemente da data em que foram recebidos.
Histórico de compartilhamentos (1) - O
número de ações para uma determinada data. Igual ao número total
de compartilhamentos para todos os vídeos PUBLICADOS nesta data,
independentemente da data em que esses compartilhamentos foram
recebidos.
Histórico de compartilhamentos (2)- O
número total de compartilhamentos recebidos para seus vídeos
postados no período selecionado. As ações aparecerão totalizadas
independentemente da data em que foram recebidas.
Histórico de curtidas - O número de
curtidas das postagens publicadas no intervalo de datas que você
selecionou. As curtidas, neste caso, serão mostradas como um
total das postagens, independentemente da data em que a curtida
foi recebida.
Histórico de postagens - O número total de
postagens em seu perfil durante o período selecionado.
Histórico de visualizações de vídeo - O
número de visualizações para uma determinada data. Igual ao
número total de visualizações de todos os vídeos PUBLICADOS
nesta data, independentemente da data em que essas visualizações
foram feitas.
KPIs - Os KPIs, ou indicadores-chave de
desempenho, são usados para medir o sucesso da campanha e/ou
do canal da marca. Alguns KPIs importantes para o TikTok incluem
engajamento por seguidor, compartilhamentos, alcance,
crescimento de seguidores, tráfego de referência por meio de
links UTM em desafios de hashtag, criação de som e uso de
hashtag. Recentemente, as marcas também podem executar campanhas
orientadas por conversão no TikTok.
Maioria dos vídeos - Classifique suas
postagens por mais ou menos recentes ou por mais ou menos
envolventes, curtidas, comentadas, compartilhadas ou
visualizadas no período de tempo selecionado.
Máximo de um dia - Um One Day Max é um
tipo de anúncio no feed que captura até 100%
de share of voice (SOV) para um dia inteiro. É o quarto vídeo
que os usuários vão ver em sua página Para você e pode ter até
60 segundos de duração. Este formato de anúncio não é
segmentado.
Média de comentários por vídeo - O número
médio de comentários recebidos nos vídeos no período
selecionado. Calculado adicionando o número de comentários em
seus vídeos dentro do período selecionado e dividindo o total
pelo número de vídeos.
Média de compartilhamentos por vídeo - O
número médio de compartilhamentos por vídeo publicado nas datas
selecionadas. Calculado somando o número total de
compartilhamentos e dividindo-o pelo número de vídeos nesse
mesmo período.
Média de curtidas por vídeo - O número
médio de curtidas por vídeo publicado nas datas selecionadas.
Isso é feito adicionando o número total de curtidas no período e
dividindo-o pelo número de vídeos nesse mesmo período.
Média de visualizações por vídeo - O número
médio de visualizações por vídeo publicado nas datas
selecionadas. Calculado adicionando o número total de
visualizações e dividindo-o pelo número de vídeos no mesmo
período.
Mensagens Privadas - Com a função de
Mensagens Privadas, você pode conversar com outro usuário e
trocar conteúdo de forma privada. Assim como em outras partes do
aplicativo, você controla quem pode conversar com você — e quem
não pode. Veja essas permissões nas configurações de privacidade
e segurança.
Método de reserva vs. Leilão - O método de
reserva para comprar anúncios no feed exige um gasto mínimo em
cinco dias e, uma vez reservado com a ajuda de um representante
do TikTok, você não poderá fazer alterações na campanha durante
o lançamento. O método de leilão, por outro lado, oferece
melhores CPMs e flexibilidade para controlar seus lances e
otimizar à medida que o anúncio é executado. O número total de
visualizações de seus vídeos postados no período selecionado. O
total de visualizações será mostrado independentemente da data
em que a visualização foi recebida.
Página de desafio - Pense nisso como a
página inicial de um desafio de hashtag. Clique na hashtag para
um desafio do TikTok e você será redirecionado para a página do
desafio da hashtag. Esta página tem uma descrição do desafio,
vídeos fixados de influenciadores ativados e todos os outros
vídeos que foram criados usando a hashtag da marca. O TikTok
organiza a ordem dos vídeos manualmente durante o desafio,
apresentando o melhor conteúdo e protegendo a segurança da
marca. A página permanece ativa por 60 dias após o lançamento de
sua campanha.
Para você - A página Para
você é a página principal do TikTok e a primeira coisa que você
vê quando abre o aplicativo. A página Para você está repleta de
vídeos recomendados adaptados a cada usuário. Veja: Algoritmo .
Perfil - Isso é o que você cria sobre si
mesmo que é exclusivo para você. Para criar um perfil no TikTok,
tudo o que você precisa é de um endereço de e-mail ou número de
telefone. Você também precisará inserir sua data de nascimento.
Seu perfil pode ser personalizado adicionando uma foto ou um
nome de exibição (isso é separado do seu nome de usuário) e você
decide o quanto deseja personalizar seu perfil.
Pixel - O TikTok Pixel é uma ferramenta
criada pelo TikTok que pode ser baixada antes do lançamento de
uma campanha. Semelhante a outros pixels de anúncio, essa
ferramenta permite que os profissionais de marketing
redirecionem as mesmas pessoas que viram o anúncio anteriormente
e também avaliem o desempenho e as conversões do anúncio.
Ponto - Esta é uma técnica de edição no
aplicativo em que os usuários podem inserir o vídeo TikTok de
outro usuário em seu próprio TikTok de maneira sequencial (em
oposição à visualização lado a lado do recurso "dueto").
Pós vida - Likes, comentários,
postagens, compartilhamentos, visualizações (dependendo do filtro aplicado)
durante as primeiras 24 horas em comparação com a postagem
anterior.
Preços de anúncios fora do feriado x
feriado - Ao planejar seu próximo desafio de Hashtag e compra de
mídia no TikTok, é importante reconhecer se você planeja
anunciar durante um feriado ou não. Alguns dos produtos de
anúncios de reserva do TikTok custam mais nos feriados do que
nos feriados.
Reações - Reações é outra função divertida
que permite aos usuários responder a vídeos mostrando como se
sentem sobre isso, seja maravilhado, emocionado ou entretido.
Assim como no Duets, essa função também requer permissão dos
usuários.
Taxa média de engajamento nas visualizações
- Taxa média de engajamento em visualizações por vídeo em todos
os vídeos publicados no período selecionado. Calculado tomando
as curtidas, comentários e compartilhamentos recebidos, dividido
pelo número de visualizações.
Total de ações - O número total de
compartilhamentos de seus vídeos publicados nas datas
selecionadas.
Total de comentários - O número total de
comentários em seus vídeos publicados nas datas selecionadas.
Total de curtidas - Total de curtidas para
seus vídeos postados durante o período que você selecionou.
Total de vídeos - Você verá o número total
de vídeos que você postou no período de tempo selecionado.
Total de visualizações - O número total de
visualizações de seus vídeos publicados nas datas selecionadas.
UGC - O TikTok oferece às marcas uma
capacidade sem precedentes de inspirar a criação de UGC, ou
conteúdo gerado pelo usuário. Uma marca pode ampliar sua
presença incentivando os fãs a criar seu próprio conteúdo usando
os produtos da marca.
Vídeos mais recentes - Uma visão geral dos
vídeos mais recentes dentro do período que você selecionou.
Vista do topo - Os anúncios de visualização
superior são a primeira postagem no feed que todos os usuários
ativos veem após abrir o aplicativo, uma parte crucial dos
desafios de hashtag pagos. Eles funcionam por 24 horas,
garantindo até 100% de SOV.
Veja outros dicionários no link abaixo:
Glossário
do Google Ads - Antigo AdWords
Glossário do Google
Analytics
Glossário do
Instagram
Glossário do Pinterest
Glossário do TikTok
Glossário do Twitch
Glossário do Twitter
Glossário do YouTube
Dicionário de Marketing
Dicionário de Marketing Digital
Dicionário de Propaganda
e Publicidade
Dicionário de Logística
Dicionário de Mitologia