Dicionário de termos do Android

 

.apk: A extensão do arquivo de um aplicativo Android.

ADB: Ponte de depuração do Android. Uma ferramenta usada para conectar e enviar comandos para seu telefone Android a partir de um computador desktop ou laptop.

Alphabet: Corporação Umbrella formada em 2013 pelo CEO do Google, Larry Page, que detém o Google, Inc.

AMOLED: Diodo Emissor de Luz Orgânico de Matriz Ativa. Basicamente, uma tela muito colorida e brilhante encontrada em alguns smartphones. (Veja também Super AMOLED.)

Android Market: O nome original do repositório do Google para aplicativos Android. Renomeado em março de 2012 para Google Play.

Android Pay: o sistema de pagamento sem contato do Google, nascido da antiga Google Wallet.

Android Sideload Wonder Machine: Um programa simples para Windows ou Linux e Mac que permite carregar aplicativos facilmente.

Android TV: a interface de TV que não é exatamente um set-top-box do Google.

Android: sistema operacional móvel de código aberto do Google. É usado principalmente em smartphones, mas também pode ser encontrado em tablets, dispositivos móveis de Internet (MIDs) ou até mesmo em utensílios de cozinha e navegação em automóveis.

Andy Rubin: ex-vice-presidente de engenharia do Google, supervisionando a estratégia do projeto e o desenvolvimento do Android. Fundador da Danger, que criou o Sidekick e mais tarde foi comprada pela Microsoft.

AOKP****: O Projeto Android Open Kang. Um grupo que pega o código Android de código aberto e o compila com outras personalizações para vários dispositivos.

AOSP: O projeto de código aberto do Android. Quando você ouve falar que o Android é "código aberto", é disso que estamos falando. É um repositório do código lançado pelo Google, que pode ser baixado e compilado por qualquer pessoa. (Se você souber como.)

Aplicativos: abreviação de "aplicativos". Os programas que você baixa e executa em um smartphone. Pode ser gratuito ou à venda.

App Inventor: sistema baseado na web do Google pelo qual aplicativos Android podem ser feitos sem a necessidade de saber codificar. Descontinuado pelo Google, mas lançado pelo MIT como um projeto de código aberto.

Apps2SD: um método não aprovado de armazenamento de aplicativos no cartão microSD do dispositivo. Um método oficial foi incluído no Android 2.2, principalmente tornando isso discutível.

Archos: Uma linha de tablets Android de nível médio. Não tão conhecido, mas tido em alta conta.

ASUS: Um fabricante taiwanês de telefones e tablets. (Entre muitas outras coisas.)

AT&T: Uma das quatro maiores operadoras dos EUA.

AWS: significa serviços sem fio avançados. É uma banda de frequências usada para conectividade de celular, ocupando as frequências combinadas de 1700MHz e 2100MHz (também conhecida como 1700/2100MHz). Usada principalmente pela T-Mobile USA para serviço HSPA+, e por outras operadoras para serviço LTE.

Baunilha: Um termo usado para descrever ações do Android.

Bloat(ware): Aplicativos — geralmente indesejados — que são pré-carregados em um dispositivo. É um pouco subjetivo o que constitui bloatware, e o outro lado é que esses aplicativos permitem que as operadoras vendam telefones e tablets a preços subsidiados.

Bluetooth: Um rádio de curto alcance integrado aos smartphones que permite conectar fones de ouvido, viva-voz ou até mesmo computadores ao seu smartphone.

Bootloader: Um modo interno em um telefone que ajuda no flashing de ROMs e outras ações nos bastidores.

Breaksclusive: Não são notícias de última hora, não são notícias exclusivas. É BREAKSCLUSIVE!

BSI: Iluminação traseira. Usado para melhorar o desempenho com pouca luz em câmeras de smartphones.

Cartão SD (ou cartão microSD): Um pequeno "cartão" de plástico que expande a memória de armazenamento disponível no seu telefone. Usado por aplicativos para armazenar dados, e você pode armazenar toques, fotos, etc., nele.

Cartão SIM: O pequeno cartão usado em quase todos os telefones que conectam o telefone à rede. Geralmente se refere a um cartão físico, embora alguns telefones possam ter um SIM virtual – e alguns usam ambos.

CDMA: Um dos dois principais padrões para comunicações de telefone celular. É usado pela Sprint e Verizon nos Estados Unidos e por algumas nações em outros lugares. É amplamente visto como um padrão moribundo. (Veja também GSM)

CES: maior feira de eletrônicos de consumo da América do Norte, realizada em janeiro no Las Vegas Convention Center.

Civil: O que carinhosamente chamamos de nerd não-smartphone. Alguém que não compra um telefone a cada poucos meses.

Clockwork: Desenvolvedor do modo de recuperação personalizado ClockworkMod para Android.

Código QR: Um código de barras em preto e branco que, quando digitalizado pelo telefone, pode abrir um link da web, apontar para um aplicativo etc.

Craplet: Um tablet barato, muitas vezes um que nem tem os aplicativos do Google instalados.

CTIA: Uma convenção dos EUA da indústria sem fio. Ninguém sabe mais o que a abreviação significa.

Cupcake: Android 1.5. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

Cyanogen: O identificador online de um Steve Kondik, relativamente famoso na comunidade de hackers e mods e o criador da série de ROMs CyanogenMod. Também Cyanogen, Inc. que fornece software Android comercial para várias empresas, como OnePlus.

Dalvik Cache: cache gravável que contém o bytecode otimizado de todos os arquivos apk (apps) no seu dispositivo Android. Ter as informações em seu próprio cache faz com que os aplicativos sejam carregados mais rapidamente e tenham um desempenho melhor.

DLNA: Dynamic Living Network Alliance. Um método para transmitir fotos e vídeos sem fio do smartphone para a TV.

Droid: Um controle deslizante horizontal extremamente popular feito pela Motorola na rede Verizon. O primeiro a executar o Android 2.0 (e o Android 2.0.1). Atualmente está executando o Android 2.1. Também o nome de uma linha de telefones Android da Verizon.

Éclair: Android 2.0 - 2.1. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

EOL: Significa "Fim da Vida". Significa que uma transportadora ou fabricante está descontinuando um determinado produto. Isso não significa necessariamente que o telefone ou tablet é ruim, nem alguém virá e tirará seu dispositivo EOL de você.

ETF: Significa Taxa de Rescisão Antecipada. Também conhecido como ETF, é o que uma operadora cobra de você para rescindir seu contrato. Geralmente são rateados.

Fabricante: Uma empresa que constrói fisicamente telefones celulares.

Fastboot: Outro modo semelhante ao bootloader, a partir do qual você pode atualizar manualmente os componentes de baixo nível em um telefone.

Favo de mel: Android 3.0. A primeira versão do Android projetada especificamente para tablets. Permite que os aplicativos "fragmentem" ou dividam em uma única tela. É a primeira versão do Android a oferecer suporte total a processadores dual-core. O primeiro tablet com Honeycomb foi o Motorola Xoom.

FC: Abreviação de "force close", significando um aplicativo que travou.

Froyo: Android 2.2. Anunciado no Google IO em maio de 2010, lançado pela primeira vez no Nexus One. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

Galaxy: O nome da marca para o ecossistema móvel da Samsung.

Geotagging: em que seu telefone encontra sua localização via GPS e anexa as coordenadas às fotos que você está tirando. Pode ser uma preocupação de privacidade/segurança.

Gmail: serviço de e-mail baseado na web do Google.

Google Now: uma seção aprimorada com reconhecimento de localização no aplicativo de pesquisa do Google. Oferece informações oportunas, como atualizações meteorológicas, horários e locais de trânsito, locais para fotos e horários de viagem quando estiver fora de casa.

Google Play: a loja on-line completa do Google para filmes, músicas, aplicativos, jogos e livros. Na época de seu lançamento em 6 de março de 2012, era basicamente um Android Market renomeado.

Google TV: anunciado na conferência Google IO em maio de 2010, é uma combinação de hardware e Android que apresenta um navegador da Web completo, aplicativos Android e o combina com vídeo disponível on-line -- Youtube, televisão etc. perdido por ninguém.

Google Wallet: a primeira tentativa do Google de um sistema de pagamento móvel baseado em NFC. Desde então, foi substituído pelo Android Pay. (O Google Wallet continua sendo um sistema de pagamento ponto a ponto.)

Google: Nosso senhor benevolente e dono do Android.

Gorilla Glass: Um produto de vidro resistente a arranhões da Corning usado em vários smartphones e tablets.

GPS: Significa Sistema de Posicionamento Global. Usa uma constelação de satélites no espaço para encontrar sua localização no solo.

GSM: Um dos dois principais padrões para comunicações de telefones celulares. É usado pela AT&T e T-Mobile nos Estados Unidos e pela maioria das operadoras em todo o mundo. (Veja também CDMA)

Hack (Hacking): Modificar o sistema Android para adicionar personalização, recursos ou ignorar as restrições da operadora e do fabricante. Veja raiz.

Hard reset: O ato de redefinir seu telefone para seu estado de "fábrica". Apaga todos os dados do usuário, logins e senhas. Pode ou não apagar o que está no armazenamento interno ou no cartão microSD também. (Veja também reinicialização suave.)

Hiroshi Lockheimer: vice-presidente sênior de Android, Chrome e Chromecast para Google, Inc.

HTC: Um fabricante de smartphones de Taiwan. E muito bom.

Huawei: Um grande fabricante chinês, lida com infraestrutura, além de aparelhos e tablets. Ouro Nexus 6P.

IFA: Internationale Funkausstellung — um show anual de eletrônicos de consumo realizado em Berlim, Alemanha. Internacional e descolado — exatamente como descrito.

IMEI: Significa International Mobile Equipment Identity. Basicamente, um número de identificação exclusivo atribuído a cada telefone.

Iniciador: coletivamente, a parte da interface do usuário do Android nas telas iniciais que permite iniciar aplicativos, fazer chamadas telefônicas etc. Está integrado ao Android ou pode ser adquirido no Android Market.

Intel: O fabricante de processadores de longa data. Entrou na arena Android em 2012 com seu processador Atom "Medfield". Na CES 2012, anunciou um acordo com a Motorola. Quatro anos depois, jogou a toalha.

IPS: Significa "comutação no plano". Oferece melhores ângulos de visão e melhor reprodução de cores. Primeiro ganhou popularidade nos monitores da Apple, depois chegou aos dispositivos móveis.

Jelly Bean: O nome da sobremesa dado ao Android 4.1-4.2. Inclui novos recursos como Google Now e Project Butter.

JIT: O Compilador Just-in-Time. Lançado com o Android 2.2, é um método de acelerar bastante os aplicativos no Android no lado do software.

Kernel: O bloco de construção básico do Linux do Android. É o que permite que seu telefone faça o seu trabalho.

KitKat: Android 4.4. Lançado com o Nexus 5, o KitKat trouxe um estilo flat e grandes mudanças para o Android, além de uma parceria com a Hershey USA. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

Legado: codinome para "antigo".

LG: Um fabricante coreano de eletrônicos e smartphones.

Linha de comando: no Windows, é um prompt do DOS ou prompt de comando. No Linux ou Mac, é Terminal.

Linux: Uma variante de código aberto do Unix que é usada como sistema subjacente em dispositivos Android. O próximo ano sempre será o ano do Linux no desktop, mas todo ano é o ano do Linux no seu bolso.

LTE: Significa "Evolução de Longo Prazo". É considerado um dos métodos "verdadeiros" de dados 4G (mesmo que tecnicamente não seja). Lançado pela primeira vez pela Verizon no final de 2010, e depois pela AT&T no final de 2011, e a Sprint começará a usá-lo em meados de 2012.

Marshmallow: Android 6.0 - 6.0.1. Lançado com o Nexus 5 e o Nexus 6P, o Marshmallow trouxe importantes recursos de segurança e melhorou a duração da bateria com o cochilo. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

MetroPCS: operadora regional e pré-paga nos EUA geralmente colocada na categoria de operadora de "segunda camada". Agora parte da T-Mobile EUA.

Mobile World Congress (MWC): Uma feira europeia da indústria sem fio, realizada em Barcelona, ​​Espanha, nos últimos anos.

Modo de recuperação: um pequeno modo operacional separado no qual você pode inicializar seu dispositivo, usado para administração do dispositivo. Dois modos de recuperação personalizados populares são Amon Ra e Clockwork.

Motorola: Fabricante de smartphones e outros dispositivos sem fio portáteis.

MTP: Significa Media Transfer Protocol. Projetado pela Microsoft e usado por dispositivos que possuem uma estrutura de armazenamento única e não particionada para transferir arquivos de e para um computador.

Nexus: Uma linha de smartphones criada em conjunto com o Google. Também conhecidos como dispositivos "Pure Google". Geralmente são os primeiros a lançar com grandes atualizações para o Android, bem como os primeiros a receber atualizações. Gold Nexus é o melhor Nexus.

NFC: Comunicação de campo próximo. Comunicação de curto alcance entre seu telefone e outra coisa -- outro telefone, uma caixa registradora, etc. Usado por alguns cartões de crédito como método de pagamento rápido.

OEM: Significa Fabricante de Equipamento Original. Usado por pessoas da indústria para significar "fabricante".

Open GL: uma biblioteca de gráficos 3D de código aberto usada em muitos dispositivos, incluindo dispositivos Android

Open Source: Software que é liberalmente licenciado para conceder aos usuários o direito de estudar, alterar e melhorar seu design por meio da disponibilidade de seu código-fonte.

Operadora: Empresa que presta serviço de telefonia celular.

Os populares tablets e leitores eletrônicos Kindle da Amazon. Também um aplicativo para Android.

OTA: Significa Over the Air. O ato de mover os dados para o seu telefone — baixar, na verdade — sem precisar conectá-lo. A maioria das atualizações do sistema Android são OTA, assim como os downloads de aplicativos.

Pão de gengibre: Android 2.3. Principalmente uma atualização nos bastidores, embora haja alguns ajustes na interface do usuário. Carregado pela primeira vez no Nexus S. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

Papéis de parede animados: papéis de parede animados introduzidos no Android 2.1.

PenTile: Um esquema de layout de subpixel, patenteado pela Samsung, que permite maior luminância com menor consumo de energia. RGBG Pentile usa pixels verdes alternados e tem mais definição que RGBW, que adiciona um subpixel branco. 

PIN: Significa Número de Identificação Pessoal. Muitas vezes quatro dígitos.

Pirulito: Android 5.0 - 5.1.1. Lançado com o Nexus 6 e o ​​Nexus 9, o Lollipop trouxe o Material Design e suporte de 64 bits para o Android. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

Pixel: Um ponto individual na tela. Também uma forma de medir a resolução de uma câmera (geralmente em milhões de pixels). Pixels geralmente são compostos de sub-pixels. A disposição desses subpixels afeta a maneira como você vê as imagens e o texto.

PPI: Pixels por polegada. Como determinamos a "densidade de pixels" de uma tela. Quanto mais pixels em uma tela, melhor a aparência dos gráficos e do texto.

PRL: The Preferred Roaming List, basicamente uma maneira de dizer ao seu telefone quais torres devem ser conectadas primeiro.

Project Butter: melhorias de software introduzidas no Android 4.1 para melhorar a suavidade das transições e animações na tela. O Project Butter usa truques de software como sincronização vertical (vsync) e buffer triplo para exibir uma taxa de quadros suave e consistente em toda a interface do usuário.

Q:uit nos perguntando quando seu telefone será atualizado.

Raiz (cartão SD): A pasta base (ou nível superior) do cartão. Muitas vezes referido como /sdcard em uma estrutura de arquivos.

Raiz: Um método de desbloqueio do sistema operacional Android para permitir um acesso mais profundo a programas mais profundos do que o permitido fora da caixa. (Para saber mais sobre root, clique aqui.)

Reset (hard, soft): A reinicialização do telefone. Uma reinicialização suave está desligando e ligando o telefone ou puxando a bateria. Uma reinicialização a frio também é chamada de reinicialização de fábrica e limpa suas informações pessoais do dispositivo.

Resolução: O termo usado para descrever quantos pixels individuais estão em uma tela. Uma resolução de telefone comum é 720x1280, ou 720 pixels na dimensão curta, com 1280 na dimensão longa. Quanto mais pixels você tiver em uma tela, melhores serão os pixels por polegada (ppi), tornando o texto e as imagens mais nítidos.

Restauração/reinicialização de fábrica: Consulte reinicialização total.

ROM: Literalmente, "Memória Somente Leitura". No Android, é o que você carrega para uma grande atualização de software. "ROMs personalizadas" são apenas isso - desenvolvidas fora do controle de um fabricante ou operadora.

Rosquinha: Android 1.6. (Mais sobre as versões do Android aqui.)

RTFM: Leia o (ahem) maldito manual.

Samsung: Uma empresa de eletrônicos coreana. Fabricante da série Galaxy S de telefones Android, entre outros.

Sanduíche de Sorvete: Android 4.0. A continuação do Android 3.0/3.1 centrado em tablet que trouxe recursos semelhantes ao Honeycomb de volta aos smartphones Android. Apareceu pela primeira vez no Samsung Galaxy Nexus.

SDK: significa Kit de Desenvolvimento de Software. Geralmente, um conjunto de ferramentas usadas para criar software para uma determinada plataforma seguindo as orientações fornecidas no kit. Para Android, o SDK fornece ferramentas para criar aplicativos executados em dispositivos Android.

Sentido: Uma interface de usuário personalizada (ou skin) em cima do Android. Exclusivo para smartphones HTC.

Serviços: porções de código que são executadas em segundo plano para fornecer conteúdo e serviços aos aplicativos.

Sideload Wonder Machine: Um programa simples de código aberto que permite carregar aplicativos via computador, ignorando quaisquer restrições que uma operadora possa ter estabelecido.

Sideload: O ato de instalar um aplicativo fora do Google Play. A AT&T (tenta) proibir seus telefones de fazer isso.

Soft reset: O ato de reiniciar o seu telefone, intencionalmente ou não. Mesmo efeito de quando você remove e substitui a bateria. (Veja também hard reset.)

Sony Ericsson: Uma joint venture sem fio da Sony e da Ericsson. Dissolvido em 2012, o braço móvel será comercializado sob o nome Sony.

Sprint: Uma das quatro maiores operadoras dos EUA.

Sundar Pichai: Ex-chefe de Android, Chrome e Google Drive, agora CEO da Google Inc.

Super AMOLED Plus: Pegue uma tela AMOLED. Em vez de oito subpixels por pixel, há 12. Muito legal, na verdade.

Super AMOLED: uma geração à frente dos displays AMOLED. Mais leve, mais eficiente em termos de energia e menos refletivo que o AMOLED. (Veja AMOLED)

Super Phone: Algo que outras pessoas chamam de smartphones. Se você vê-lo usado no Android Central, envie um e-mail para seu editor favorito para que o resto de nós possa tirar sarro do responsável.

Teclado: "físico" ou "na tela", dependendo do telefone.

Telefone mundial: Um telefone que funciona em redes CDMA, bem como redes GSM fora do país de origem.

Terra: Principalmente inofensivo.

Tethering: O ato de usar os dados do seu smartphone para fornecer acesso à Internet a outro dispositivo, como um laptop. Pode ser feito sem fio ou via cabo USB.

T-Mobile: Uma das quatro maiores operadoras dos EUA. Teve o primeiro telefone Android, o G1.

TouchWiz: a interface de usuário personalizada da Samsung, embora não seja mais conhecida dessa maneira.

UMS: Significa armazenamento em massa USB. Dispositivos mais antigos com cartões SD ou armazenamento interno particionado montam esse armazenamento como UMS ao se conectar a um computador. Os arquivos podem ser movidos de e para o dispositivo.

USB: Significa Universal Serial Bus. É um método de conectar dispositivos a um computador. A maioria dos smartphones agora usa cabos microUSB para carregar e sincronizar.

Verizon: Uma das quatro maiores operadoras dos EUA. Lançou a linha de telefones "Droid".

Viewsonic: Um fabricante de eletrônicos de longa data que também inclui alguns dispositivos Android.

Widget: Uma fatia ou determinada visualização de um aplicativo que pode ser colocada em uma de suas telas iniciais, para acesso rápido e fácil. [Link do YouTube]

Wipe: Para apagar completamente um dispositivo. Consulte reinicialização total.

Xiaomi: Um fabricante chinês de telefones, tablets, câmeras e todos os tipos de gadgets legais.

YouTube: serviço de streaming de vídeo baseado na web do Google. Acessível a partir de um telefone Android.

ZTE: Uma empresa sediada na China que se concentra em dispositivos Android de médio porte.


 

Veja outros dicionários no link abaixo:

Glossário do Facebook

Glossário do Google Ads - Antigo AdWords

Glossário do Google Analytics

Glossário do Instagram

Glossário do Linkedin

Glossário de Mídias Sociais

Glossário do Pinterest

Glossário do TikTok

Glossário do Twitch

Glossário do Twitter

Glossário do YouTube

Dicionário de Marketing

Dicionário de Marketing Digital

Dicionário de Propaganda e Publicidade

Dicionário de Logística

Dicionário de Mitologia

Dicionário de Termos do Android