API – Application Programming Interface: Como os programas de computador “conversam” entre si. É o que nos permite fazer coisas como reservar um voo online através de um site de viagens. A API é o que pega as informações que inserimos no site de viagens (ou seja, datas da viagem, número de passageiros, bagagem etc.), se comunica com todos os bancos de dados de diferentes companhias aéreas para verificar a disponibilidade com base nos critérios inseridos e retorna para nós com opções das companhias aéreas que se encaixam em nossos critérios. No âmbito das mídias sociais, a API é o que permite que anunciantes e empresas interajam com usuários de mídias sociais por meio de plataformas sociais e coletem dados das redes sociais.
Algoritmo – Uma sequência de instruções (fórmulas) dizendo a um computador o que fazer. Na esfera social, os algoritmos determinam coisas como qual conteúdo aparece em um feed de notícias de mídia social e com que frequência. O Facebook é bem conhecido por mudar frequentemente seus algoritmos na tentativa de adaptar o conteúdo que aparece nos feeds de notícias das pessoas e garantir que seja o mais relevante possível para o indivíduo. Twitter, Instagram e outros sites de mídia social também usam algoritmos para garantir que seus usuários estejam satisfeitos com a relevância do conteúdo que veem.
Avatar – Em um contexto de mídia social, um ícone ou figura que representa uma determinada pessoa/usuário.
Bio – Uma descrição pública autogerada do usuário de mídia social, geralmente incluída ao lado ou abaixo do nome e da foto do usuário, para ajudar a se apresentar a outros usuários.
Blog – Tanto um verbo quanto um substantivo: 1) Substantivo: Um site ou página em que um indivíduo ou organização publica conteúdo regularmente programado sobre um determinado tópico ou tema, e pode incluir artigos, fotos e vídeos, entre outras coisas. 2) Verbo: O ato de adicionar novo material a um blog.
Blogosfera – Usada para descrever o ambiente geral ou total de blogs na Internet, juntamente com todas as conversas e conteúdos ligados a esse ambiente.
Blogroll – Encontrado em um blog, uma lista de hiperlinks para outros blogs ou sites.
Clickbait – Um termo para descrever manchetes, muitas vezes de natureza sensacionalista, cujo único objetivo é incentivar as pessoas a se envolverem e clicarem em um link.
Clickthrough – Uma métrica comum de mídia social calculada observando o número de pessoas que clicam em um link em um conteúdo dividido pelo número de pessoas que viram o conteúdo.
Comentários – Normalmente, feedback gerado pelo usuário em um artigo de notícias on-line ou postagem de blog/mídia social (geralmente aparecendo no rodapé do artigo ou postagem).
Community Manager – Um funcionário de uma organização ou empresa que trabalha para construir, desenvolver e gerenciar comunidades online e engajamento de mídia social em torno de uma marca ou problema.
Conexão – No contexto de uma rede social, uma conexão é um link entre dois usuários. Dependendo do serviço de rede social, uma conexão pode permitir que um usuário veja o perfil de um usuário conectado, veja o conteúdo do usuário, veja outras conexões do usuário, etc. Cada rede social tem sua própria terminologia exclusiva para conexões (por exemplo, o Facebook se refere a elas como amigos, o LinkedIn se refere a eles como conexões e o Twitter se refere a eles como seguidores).
Conteúdo – Qualquer tipo de informação significativa (texto, fotos, vídeos, áudio, etc.) na Internet.
Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) – Um programa projetado para permitir que um usuário gerencie a criação, modificação e remoção de conteúdo de um site sem ter que escrever marcação HTML. Mais comumente usado para executar sites que exigem edições frequentes, como blogs ou sites de notícias.
Conversação – A troca de informações entre os usuários.
Taxa de conversão – o número de pessoas que concluíram uma ação específica desejada em uma postagem de mídia social. (Uma 'ação desejada' pode incluir coisas como retweetar, comentar, “Curtir” etc.)
Crowdsource – Usando a inteligência coletiva, entusiasmo, habilidades e opiniões de um grande número de pessoas em um ambiente online para resolver problemas, construir soluções e obter ideias e recursos.
Incorporar – Para integrar dados no corpo de um arquivo ou documento, na forma de um código. Pode ser usado para compartilhar multimídia, sons, fontes e (infelizmente) vírus.
Engage – Atrair a atenção dos usuários e envolvê-los ativamente em uma conversa.
Taxa de engajamento – Uma métrica de mídia social para descrever o número de interações que os usuários tiveram com um conteúdo (ou seja, “Curtir”, retweetar, comentar etc.)
Facebook – Plataforma de mídia social fundada em 2004 por Mark Zuckerberg. Conecta amigos, familiares e conhecidos em uma plataforma que permite postar e compartilhar conteúdo (texto, fotos, vídeos), atualizações de status (descrições de texto de como as pessoas estão se sentindo, o que estão fazendo ou um pensamento que gostariam de fazer). destaque) e muito mais. Atualmente a plataforma de mídia social mais popular globalmente, com
Feed – Um feed de notícias de atualizações e conteúdo postado por outros usuários de mídia social, incluindo indivíduos e empresas. Pode incluir conteúdo de outros usuários e empresas/organizações com as quais você escolheu se conectar, bem como conteúdo e anúncios daqueles que pagaram à rede de mídia social para que apareçam em seu feed. A maioria dos algoritmos de mídia social usa os dados que coletam de seus usuários para garantir que o conteúdo que aparece nos feeds de notícias, pagos ou não, seja o mais personalizado e relevante possível para o indivíduo.
Seguir – Assinando as atualizações de outros usuários. Normalmente se aplica ao Twitter e Instagram.
Seguidor – Um assinante do feed de outro usuário. Normalmente se aplica ao Twitter e Instagram.
Seguindo – Usuários cujos feeds você assina. Normalmente se aplica ao Twitter e Instagram.
Fóruns – Normalmente, um quadro de mensagens on-line sobre um determinado tópico ou assunto de nicho que apresenta uma base de usuários ativa, mas não inclui a maioria dos recursos sociais avançados da maioria das plataformas de mídia social convencionais, como Facebook ou Twitter.
GIF – Uma imagem digital que se move como uma animação muito curta. Acrônimo de Graphics Interchange Format,
Google+ – rede social do Google. Assim como o Facebook, o Google+ conecta amigos, familiares e conhecidos e permite que eles compartilhem conteúdo.
Handle – Nome exclusivo aplicado a cada usuário. As alças geralmente são prefixadas com o símbolo “@”. Normalmente se aplica a usuários do Twitter e Instagram.
Hashtag – Um mecanismo usado para agrupar postagens sob o mesmo tópico, incluindo uma palavra específica precedida pelo símbolo # (uma palavra, ou tag, denotada por um hash: hashtag). Hashtags são comumente usadas em plataformas de mídia social, incluindo Twitter, Facebook e Instagram.
Impressões – Também conhecido como “visualizações”. Refere-se ao ponto em que uma parte do conteúdo foi visualizada uma vez por um usuário. Frequentemente usado como métrica pelos anunciantes ao analisar o desempenho de um anúncio digital.
Influenciador – Um usuário individual que tem um número significativo de seguidores em uma rede de mídia social com base em seu conhecimento, experiência ou opiniões em um tópico ou campo específico. Os influenciadores normalmente têm o poder de afetar as opiniões e decisões de compra de seus seguidores.
Instagram – Uma plataforma de mídia social de compartilhamento de fotos, voltada para usuários móveis, que permite aos usuários tirar fotos, alterá-las com filtros e outros efeitos e publicá-las para serem visualizadas publicamente (disponível para todos os usuários do Instagram) ou privada (disponível apenas aos seguidores de um usuário).
Mensagens Instantâneas – Forma de mensagens digitais em tempo real, diretas e baseadas em texto entre duas ou mais pessoas.
Klout : É um aplicativo online e móvel que classifica os usuários de acordo com sua influência social.
LinkedIn – plataforma de mídia social focada em negócios que permite aos usuários interagir e compartilhar habilidades e experiências profissionais, conteúdo comercial relevante e atualizações e reflexões profissionais.
Ouvir – Monitorar como uma empresa, marca, produto ou pessoa específica está sendo discutida e/ou percebida na Internet. Também conhecido como monitoramento de mídia social.
Live-blogging – Para blogar sobre um determinado evento enquanto ele está acontecendo, em tempo real.
Transmissão ao vivo – Entrega de conteúdo de vídeo pela Internet em tempo real. Muitas plataformas de mídia social permitem mecanismos e aplicativos de transmissão ao vivo ou transmissão ao vivo.
Lurker – Um usuário de um site de mídia social ou quadro de mensagens que consome informações prontamente, mas não contribui regularmente ou ativamente por meio de postagens, conversas ou outros meios.
Meme – Normalmente uma imagem com sobreposição de texto para descrever um pensamento, piada, ideia ou conceito.
Microblogging – Refere-se a blogs que se concentram em atualizações menores. Muitas vezes facilitado por uma plataforma de rede social, exemplos incluindo Twitter e Tumblr. Alguns se concentram em atualizações de vídeo ou imagem, enquanto outros restringem as postagens a um determinado número de caracteres.
Newsjacking – Aproveitar uma notícia para aumentar o envolvimento com um conteúdo, marca ou produto. Muitas vezes, uma estratégia empregada por profissionais de marketing para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca.
Outlink – Um link encontrado em seu site apontando para outro site.
Pinterest – Plataforma de mídia social de compartilhamento de fotos onde os usuários podem fazer upload, salvar e categorizar postagens (conhecidas como “pins”) em coleções temáticas (conhecidas como “boards”). Os usuários podem pesquisar pins e pastas de outras pessoas para explorar o conteúdo e adicionar a suas próprias pastas.
Reddit – Um site de agregação de notícias sociais onde os usuários podem fazer upload, avaliar, comentar e discutir conteúdo. O conteúdo (incluindo comentários) com melhores classificações é mais visível para outros usuários. O conteúdo é organizado em fóruns (reddits) e sub-fóruns (subreddits) com base no tópico.
RSS – Sindicação Realmente Simples. Permite que os usuários acessem conteúdo publicado regularmente de um único local (diferente do site em que o conteúdo foi publicado originalmente). Os feeds RSS publicam conteúdo atualizado com frequência (ou seja, blogs, vídeos, podcasts etc.) em um formato padronizado.
Sentimento – A atitude ou opinião do escritor e seu trabalho.
SEO – Search Engine Optimization é usado para aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para um site a partir de mecanismos de pesquisa (como Google ou Yahoo!).
Compartilhar (verbo) – Uma maneira de compartilhar um status, link ou imagem com um clique com outros usuários.
Snapchat – aplicativo móvel de mídia social que permite aos usuários enviar e receber fotos e vídeos visíveis por um período de tempo pré-determinado. Uma vez que o período de tempo alocado termina, o receptor não pode mais ver o vídeo ou a foto.
Tópico – Uma trilha de conversação individual dentro de uma plataforma de mídia social, fórum ou quadro de avisos, geralmente começando com uma postagem original e continuando com comentários e conversas anexadas a essa postagem original.
Tendências – Os tópicos e hashtags mais populares em um site de mídia social. Eles geralmente se tornam links clicáveis que os usuários podem selecionar para visualizar ou participar da conversa maior.
Troll – Um usuário conhecido por postar conteúdo inflamatório propositalmente com a intenção de criar controvérsia em uma plataforma de mídia social.
Tumblr – Uma plataforma de microblog que permite aos usuários postar conteúdo multimídia em seu blog. Os usuários também podem seguir outros blogs do Tumblr.
Twitter – Uma plataforma de microblog onde os usuários podem postar pensamentos, links, fotos e atualizações, em 280 caracteres ou menos. Os usuários também podem interagir com as postagens e o conteúdo de outros usuários.
Conteúdo Gerado pelo Usuário – Conteúdo criado por consumidores/clientes.
Viral – Usado para descrever o conteúdo que alcançou uma atenção significativa e generalizada online.
Vlogging – Conteúdo que usa o vídeo como principal meio para transmitir pensamentos, atualizações e experiências do usuário.
Webinar – Um seminário ao vivo hospedado pela internet. Permite a interação entre o apresentador e o público.
Wiki – Um site que combina o trabalho em andamento de muitos autores, permitindo que os usuários modifiquem o conteúdo de autores anteriores.
YouTube – Um site de compartilhamento de vídeo onde os usuários podem enviar, comentar e compartilhar vídeos com outros usuários e em outras redes de mídia social.
Apps – Miniprogramas, como jogos, feitos por terceiros para rodar dentro do sistema do Facebook.
Foto da capa – A foto grande e horizontal na parte superior de um perfil do Facebook.
Fã – Um usuário que segue e recebe atualizações de uma determinada página do Facebook. O usuário deve “curtir” a página para se tornar um fã dela.
Página de fã/empresa/marca/grupo – Uma coleção limitada de indivíduos que compartilham algo em comum, seja fandom de uma determinada banda, músico ou marca, interesses, hobbies, valores ou outro diferencial identificável. Alguns grupos são privados, mas a maioria é pública e pode ser acessada por qualquer usuário do site. Indivíduos também podem ser convidados para essas páginas por membros atuais.
Amigo – Um membro da sua lista de contatos do Facebook.
Friend/unfriend (verbo) – Para adicionar ou remover alguém da sua lista de contatos do Facebook.
Curtir – Uma opção de um clique que permite que as pessoas demonstrem que gostaram de uma postagem.
Alcance Orgânico – O número de pessoas que viram sua postagem sem pagar para promovê-la.
Alcance pago – O número de pessoas que viram sua postagem devido à promoção paga.
Locais – Locais geográficos que um usuário visitou, com base em geolocalização/geografia.
Cutucar – Uma opção de um clique que envia uma notificação a um amigo ou amigo de um amigo de que ele foi “picado”.
Post – Um post feito no site de rede social, Facebook.
Configurações de privacidade – Configurações que permitem que um usuário decida qual conteúdo outros usuários podem visualizar e quem pode contatá-los.
Perfil – a página pessoal e personalizada de um usuário.
Alcance – O número total de pessoas que viram sua postagem (inclui alcance orgânico e pago).
Páginas recomendadas – Uma lista de páginas nas quais um usuário pode estar interessado, com base em visualizações de páginas anteriores, check-ins, curtidas e amigos. Gerado pelos algoritmos do Facebook.
Conteúdo patrocinado/impulsionado – anúncios pagos direcionados a públicos específicos, com base na demografia escolhida pelos anunciantes.
Atualização de status – Os usuários podem dizer o que estão pensando, fazer check-in, marcar com quem estão e/ou fazer upload de fotos. A atualização de status aparecerá no feed de notícias de seus amigos.
Tag – Um link para o perfil de um usuário. Os usuários podem ser “marcados” em fotos ou atualizações de status.
Mural – O espaço em um perfil ou página de fãs onde os usuários podem compartilhar postagens, fotos e links.
Mensagem direta (DM) – Uma mensagem instantânea, direta e privada de um usuário do Twitter para outro que aparece na caixa de “mensagens” de um usuário. Não confundir com um tweet, que aparece nas timelines dos usuários e geralmente é público.
Imagem do cabeçalho – A foto grande e horizontal na parte superior de um perfil do Twitter.
Listas – Um mecanismo de agrupamento em que os usuários podem agrupar outros usuários em lotes identificáveis com base em critérios predefinidos (por exemplo: listas de jornalistas/mídia, listas de profissionais de relações públicas, listas de analistas, etc.).
Live-tweeting – O mesmo que “live blogging”, mas usando tweets para contar a história em tempo real em vez de postagens de blog.
Menção – Sempre que um usuário do Twitter inclui o identificador de outro usuário (@username) em sua postagem para chamar a atenção dessa pessoa para o conteúdo e/ou iniciar uma conversa.
Promovido – Anúncios pagos direcionados a públicos específicos, com base na demografia escolhida pelos anunciantes.
Tweets protegidos – Quando um usuário do Twitter restringe a visualização de seus tweets apenas aos seguidores que eles aprovaram pessoalmente.
Retweet (RT) – Quando outros usuários do Twitter repostam uma postagem feita por outro usuário.
Linha do tempo – Semelhante ao Facebook, um feed de notícias de atualizações postadas ou retuitadas por aqueles que um usuário segue.
Tweet – Um post no popular site de microblog Twitter.
YouTube
Canal – a página inicial personalizada de um usuário para sua conta. Inclui informações da conta, assinantes e vídeos compartilhados.
Curtir – Uma opção de um clique que permite que as pessoas demonstrem que gostaram de um vídeo.
Visualizações – O número de vezes que um vídeo do YouTube foi assistido.
Contato de 1º grau – Você está conectado diretamente a essa pessoa.
Contato de 2º grau – Esta pessoa conhece um de seus contatos de 1º grau (dois graus de separação).
Contato de 3º grau – Esta pessoa conhece um de seus contatos de 2º grau (três graus de separação).
Imagem de banner – a foto grande e horizontal na parte superior de um perfil do LinkedIn.
Empresas – Páginas que fornecem informações sobre uma empresa, o que ela faz, oportunidades de emprego e funcionários atuais e anteriores.
Conexões – Uma lista de contatos que foram adicionados à sua rede pessoal.
Endossos – Uma lista de habilidades que outros usuários sugeriram que você possui.
Grupos – Um local para os usuários se conectarem com outras pessoas em áreas relacionadas ou com interesses semelhantes.
Recomendações – Uma referência escrita por um membro do LinkedIn, geralmente reconhecendo um colega, aluno ou gerente.
SlideShare – rede social hospedada no LinkedIn destinada ao compartilhamento de apresentações e documentos.
Board – Uma categoria que você cria para organizar seus pins. Por exemplo, um quadro intitulado “meu casamento dos sonhos” pode hospedar pins relacionados a casamentos.
Pin – Qualquer imagem, site ou conteúdo incluído em um Pinterest Board.
Pinner – O termo técnico para alguém que está fixando conteúdo em um quadro.
Repin – Como um Retweet, Repinning é o ato de compartilhar algo que outra pessoa já pintou.
AMA – Pergunte-me qualquer coisa. Um estilo particular de post do reddit, no qual o postador se abre para perguntas e as responde nos comentários.
TL;DR – Muito longo, não li. Usado quando alguém resume um post que considera muito longo para ler.
Veja outros dicionários no link abaixo:
Glossário
do Google Ads - Antigo AdWords
Glossário do Google
Analytics
Glossário do
Instagram
Glossário do Pinterest
Glossário do TikTok
Glossário do Twitch
Glossário do Twitter
Glossário do YouTube
Dicionário de Marketing
Dicionário de Marketing Digital
Dicionário de Propaganda
e Publicidade
Dicionário de Logística
Dicionário de Mitologia